Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Segredos de um Escândalo

Filme baseado em história de professora que seduziu aluno causa polêmica

Vili Fualaau, que inspirou 'Segredos de um Escândalo', se manifestou sobre o filme, que retrata um aluno de 13 anos seduzido por uma professora

Redação Publicado em 05/01/2024, às 17h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Segredos de um Escândalo: Ficção e realidade - Arquivo pessoal e divulgação
Segredos de um Escândalo: Ficção e realidade - Arquivo pessoal e divulgação

O filme 'Segredos de um Escândalo' causou polêmica recentemente. A história é baseada no caso de Vili Fualaau, que tinha 13 anos quando passou a ser abusado por Mary Kay Letourneau, que era sua professora e tinha 34 anos. Ao Hollywood Reporter, Fualaau disse que considerou o filme 'ofensivo' e que não foi procurado para ajudar no projeto.

A vítima disse que o filme compreende uma 'imitação' de sua vida e que se sentiu desrespeitado com o lançamento do filme.

"Ainda estou vivo e bem. Se eles tivessem me procurado, poderíamos ter trabalhado juntos em uma obra-prima. Em vez disso, eles escolheram fazer uma imitação da minha história original", afirmou ele. "Estou ofendido com todo o projeto e com a falta de respeito dispensada a mim – que viveu uma história real e ainda a vive". 

O filme, que chega aos cinemas em 18 de janeiro, conta com nomes famosos de Hollywood, como Julianne Moore e Natalie Portman. No longa, é abordada a história de Gracie (vivida por Julianne Morre) que passa a se relacionar com Joe (Charles Melton), que era 23 anos mais novo. Quando se conheceram, ele tinha apenas 13 anos. 

Durante o Festival de Cinema de Nova York, no ano passado, Samy Burch, roteirista do filme, falou sobre os elementos reais que inspiraram a história do filme. 

"Eu realmente queria uma história de ficção que lidasse com essa cultura tabloide dos anos 90 que aparentemente levou a esse mundo biográfico de crimes reais em que estamos agora, e questionasse essa transição e por que queremos continuar recriando essas histórias", disse Burch, segundo a People. "Esse foi o verdadeiro ponto de partida para mim".

A história real

Vili Fualaau conheceu Mary Kay Letourneau em 1996, na época em que ela era sua professora na escola de Burien, localizada em Washington. Ela, que era casada e mãe de quatro filhos, tinha 34 anos e passou a abusar do rapaz de apenas 13 anos. 

As relações sexuais resultaram no nascimento de uma menina, chamada Audrey, em 1997. Em 2006, durante entrevista ao NBC Dateline, Fualaau disse que 'a queria, então eu não ia parar'. No entanto, Letourneau acabou presa ao se declarar culpada de estupro de menor de idade. 

Como resultado, ela recebeu a condenação de seis meses de prisão, acompanhados por três meses suspenso. Quando deixou o presídio, ainda passava a encontrar o rapaz. Em 1998, ela acabou presa por violar a condicional e encarou sete anos e meio de prisão.

Neste mesmo ano, ela viu o nascimento de Georgia, que também era filha de Vili Fualaau. Em 2004, ao deixar a prisão, se casou com o jovem no ano seguinte e eles estiveram juntos durante 14 anos.

No entanto, o relacionamento acabou em divórcio em 2017, repercute a People. Em 2020, Vili viu a ex-esposa falecer aos 58 anos, vítima de um câncer.