Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Alina Fernández

Filme sobre filha de Fidel Castro causa polêmica antes mesmo de ser lançado

Alina Fernández, filha de Fidel Castro, terá sua vida retratada no filme 'Alina de Cuba'

Redação Publicado em 09/08/2022, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alina Fernández e Fidel Castro - Getty Images
Alina Fernández e Fidel Castro - Getty Images

Nos últimos dias, novidades sobre o filme 'Alina de Cuba' dividiram a internet. O filme retratará a vida de Alina Fernández, filha de Fidel Castro, uma das figuras mais emblemáticas da História. 

No entanto, ao contrário do que muitos imaginam, o que causou polêmica sobre o filme foi a escalação do ator que viverá o revolucionário Fidel Castro. Isso porque o ator James Franco viverá o nome histórico no longa, mas não é latino. Uma das pessoas que apontaram essa questão é o ator colombiano John Leguizamo.

“Como isso ainda está acontecendo? Como Hollywood está nos excluindo, mas também roubando nossas narrativas?", disse o artista nas redes sociais. 

O ator também chamou atenção para a história ser 'difícil de contar sem engrandecimento'. 

"Chega de apropriação Hollywood e streamers! Boicote! Fod*-se tudo isso! Além de uma história seriamente difícil de contar sem engrandecimento, o que seria errado! Eu não tenho problemas com Franco, mas ele não é latino!", disse o ator. 

A filha de Fidel, todavia, saiu em defesa do artista após as críticas. Para Alina, o ator tem uma semelhança física 'óbvia' com Fidel

"James Franco tem uma semelhança física óbvia com Fidel Castro, além de suas habilidades e carisma", disse ela. "Acho a seleção do elenco incrível."

Diretor do filme rebate 

John Leguizamo recebeu uma resposta de John Martinz O’Felan, produtor do longa que já causa polêmica antes mesmo do lançamento. Martinz O’Felan elogiou Leguizamo, contudo, disse que o que fora expressado pelo artista 'não têm fundamento'.

"Um homem como John Leguizamo tem historicamente sido admirado pelos hispânicos como um dos primeiros atores de ascendência latina a fazerem sucesso nos Estados Unidos desde os anos 1990, e eu sempre olhei para ele como um companheiro azarão”, disse ele. “Mas sua fala é culturalmente deseducada e um ataque cego com nenhuma substância a esse projeto.”

John Martinz O’Felan também cita uma 'ignorância' do ator: "A realidade de sua ignorância reside no seu comentário sobre sua visão pessoal de o que é ser latino, porque um pedaço de terra ou de área para morar não determina a genética ou o passado de uma pessoa”.