Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Césio-137

Fontes de césio-137 furtadas são encontradas em São Paulo

As caixas em que continham o material radioativo foram furtadas no final do mês de junho de uma mineradora em Minas Gerais

Redação Publicado em 11/07/2023, às 08h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Polícia investiga furto de fontes radioativas de césio-137 - Divulgação/CNEM
Polícia investiga furto de fontes radioativas de césio-137 - Divulgação/CNEM

No último dia 29, duas caixas que continham fontes radioativas de césio-137 foram furtadas da mineradora AMG Brasil, localizada no estado de Minas Gerais. Porém, na tarde da última segunda-feira, 10, conforme informado pela Polícia Civil e repercutido pelo portal de notícias do UOL, o material foi encontrado em São Paulo, em um estabelecimento que trabalha com revenda de sucatas. 

Segundo as autoridades da Polícia Civil, as investigações sobre o caso estão acontecendo de forma sigilosa. Além disso, o material recuperado está passando por análises da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). 

Após isso, as caixas de césio-137 encontradas voltarão para a mineradora

Outros detalhes 

Além das investigações da polícia, a AMG Brasil comunicou em nota que uma averiguação interna está sendo efetuada com a finalidade de justificar o furto que ocorreu. Eles relataram ainda que "sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle".

A AMG ainda esclareceu: “As fontes contidas nos equipamentos furtados são classificadas como 'Categoria 5, Baixo Risco' pelas normas regulatórias; e, quando utilizadas nos medidores de densidade de polpa ou preservadas as suas características originais de proteção (blindagens e revestimento), não oferecem qualquer risco à saúde."