Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Fontes radioativas

Fontes radioativas de Césio-137 são furtadas em Minas Gerais

Fontes pertencem a mineradora, que realizou boletim de ocorrência

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 05/07/2023, às 09h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Polícia investiga roubo de fontes em MG - Divulgação / CNEM
Polícia investiga roubo de fontes em MG - Divulgação / CNEM

A Polícia Civil está investigando, junto à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), o roubo de duas fontes de Césio-137 de uma mineradora em Nazareno, Minas Gerais.

Como destacou a mineradora AMG, os equipamentos desapareceram no dia 29 de junho. Na ocasião, a companhia prontamente comunicou a polícia e registrou um boletim de ocorrência.

Segundo informações do portal G1, as fontes de Césio-137 que foram furtadas são fabricadas em material cerâmico e possuem um duplo encapsulamento em aço inoxidável. Além disso, elas são blindadas externamente em aço inox.

Risco baixo

Cada fonte tem uma atividade individual de 5 mCi (unidades de meios de contraste iodado) e são utilizadas em equipamentos medidores de densidade. Portanto, essas fontes são classificadas como de risco 5, o que representa um risco considerado baixo.

Como explica o portal de notícias, os meios de contraste iodado (MCI) são compostos que contêm iodo como elemento radiopaco. Quando esses meios de contraste são introduzidos no organismo, eles permitem aumentar a sensibilidade e especificidade das imagens radiográficas.

De acordo com a mineradora, quando essas fontes são usadas em medidores de densidade de polpa, elas não apresentam riscos. No entanto, é importante destacar que o manuseio inadequado pode representar um risco à saúde.

Equipes da CNEN estão programadas para se deslocar até a cidade nesta quarta-feira, 5, a fim de auxiliar nas investigações em andamento.