Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Israel

Fontes do governo afirmam que brasileira desaparecida pode estar entre reféns do Hamas

Karla Stelzer Mendes, que esteve em festival de música alvo de ataques do Hamas, está desaparecida desde o último sábado, 7

Redação Publicado em 11/10/2023, às 16h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Karla Stelzer Mendes - Reprodução/Redes Sociais/X/@sampantojambl
Karla Stelzer Mendes - Reprodução/Redes Sociais/X/@sampantojambl

Fontes da diplomacia brasileira não descartam a hipótese de que Karla Stelzer Mendes, 41, esteja entre os reféns do Hamas. A carioca foi vista pela última vez no sábado, 7, durante a festa rave que foi alvo de ataques do grupo extremista. 

Desde o atentado no evento musical, o Itamaraty registrou o desaparecimento de três brasileiros, Ranani Glazer e Bruna Valeanu, que tiveram suas mortes confirmadas na terça-feira, 10, e Karla, cujo paradeiro continua um mistério. 

Segundo uma fonte do Ministério de Relações Exteriores, que não teve sua identidade divulgada, não há novas informações sobre brasileiros desaparecidos em Israel, levando a autoridade a considerar a possibilidade de Karla estar entre os reféns do Hamas. 

À CNN Brasil, uma fonte que trabalha da diplomacia brasileira e possui uma linha direta com os grupos repatriados afirmou que o órgão do governo está “atrás de duas informações, portanto. Primeiro, saber se é a Karla. E se não for, tomaremos conhecimento de que outros brasileiros estão desaparecidos”.

Investigação

A atenção do Itamaraty se voltou para esta possibilidade após uma declaração de Jonathan Conricus, porta-voz das Forças de Defesa de Israel, conforme repercutido pela CNN Brasil. 

Dezenas de israelenses foram capturados pelo Hamas e estão em Gaza, muitos deles com dupla nacionalidade. Então, isso não é problema apenas de Israel, é algo que preocupa diversos países do mundo. Nós temos americanos, ingleses, franceses, alemães, italianos, brasileiros, argentinos e mais”, afirmou Conricus em um vídeo publicado nas redes sociais.

O ministério das Relações Exteriores reconheceu a importância do pronunciamento do porta-voz das Forças de Defesa de Israel, mas reforça que ainda não há informações suficientes para determinar se Karla, ou outros brasileiros, estão entre os reféns. 

O governo brasileiro está aguardando esclarecimentos de Israel sobre como foi elaborada a lista que comprova a nacionalidade dos prisioneiros.