Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Foto da última lua cheia de 2023 vista do espaço é divulgada; confira!

A última imagem do ano exibindo a lua cheia foi divulgada pelo perfil da ISS na rede social X nesta quarta-feira, 27, e encantou seguidores

Redação Publicado em 27/12/2023, às 19h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de lua - Foto de Kanenori, via Pixabay
Imagem ilustrativa de lua - Foto de Kanenori, via Pixabay

Nesta quarta-feira, 27, o perfil oficial da Estação Espacial Internacional (ISS) nas redes sociais presenteou os seguidores com uma imagem espetacular da última lua cheia do ano, conhecida como "lua fria" de dezembro, capturada diretamente do espaço.

A denominação "lua fria" está relacionada ao inverno no hemisfério norte. A ISS compartilhou a foto, destacando que foi tirada enquanto a estação orbitava a uma altitude de quase 270 milhas (cerca de 434 km) acima do Oceano Pacífico.

O ciclo lunar, que compreende todas as fases da Lua, desde a Lua Nova até seu reaparecimento, é conhecido como mês lunar ou mês sinódico, com uma duração média de aproximadamente 29,5 dias. Confira a publicação:

Fases da Lua

Na Lua Nova, a parte iluminada da Lua está voltada para o Sol, tornando-a quase invisível da Terra, embora sua presença seja percebida no céu diurno. À medida que se afasta do Sol, uma fina fatia iluminada começa a surgir, formando o crescente, denominado Lua Crescente.

Na fase de Lua Cheia, a Lua está diretamente oposta ao Sol em relação à Terra, apresentando sua face totalmente iluminada, proporcionando a fase mais brilhante e visível do corpo celeste no céu noturno, segundo a CNN Brasil.

O ciclo continua com a Lua Minguante, quando a Lua "diminui de tamanho", deixando apenas uma fina fatia iluminada antes de desaparecer completamente, reiniciando o ciclo com uma nova Lua Nova.