Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Foto divulgada pela Nasa compara pôr do sol de Marte e da Terra

Apesar das semelhanças, imagens possuem suas peculiaridades. Confira!

Fabio Previdelli Publicado em 04/08/2020, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de Marte - Pixabay
Imagem ilustrativa de Marte - Pixabay

“Qual a diferença entre o pôr do sol de Marte e o da Terra? Para comparação, duas imagens de nossa estrela comum foram tiradas ao pôr do sol, uma da Terra e uma de Marte”, informou a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) em um comunicado, publicado nesta semana, comparando o pôr do sol dos dois planetas.

Na imagem abaixo, a foto da esquerda mostra o registro do fenômeno feito em Marselha, França, em março de 2012. Já a da direita mostra uma fotografia de 2015 feita pela sonda Curiosity, na cratera Gale. Compare:

Marselha, França, em março de 2012 (esq.) e cratera Gale, Marte, 2015 (dir.) / Crédito: Nasa

“Essas imagens foram dimensionadas para ter a mesma largura angular e apresentadas aqui lado a lado. Uma inspeção rápida revelará que o Sol parece um pouco menor em Marte do que na Terra. Isso faz sentido, já que Marte está 50% mais distante do Sol do que a Terra”, explicou a agência.  

Além do mais, o pôr do sol marciano é visivelmente mais azul do que o nosso. “A razão para os tons azuis de Marte não é totalmente compreendida, mas acredita-se estar relacionada às propriedades de dispersão direta da poeira marciana”, finalizou.