Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rosto de formiga

Foto que mostra o rosto de uma formiga de perto impressiona a internet

Foto que mostra como é o rosto de uma formiga foi registrada para o Concurso de Fotomicrografia Nikon Small World de 2022; veja!

Redação Publicado em 24/10/2022, às 11h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de formiga - Imagem de Ralph Klein por Pixabay
Imagem ilustrativa de formiga - Imagem de Ralph Klein por Pixabay

Após as fotos dos participantes do Concurso de Fotomicrografia Nikon Small World de 2022 serem divulgadas, o clique capturado pelo fotógrafo lituano, Eugenijus Kavaliauskas, chamou a atenção do público nas redes sociais.

O concurso, que chegou a sua 48ª edição, busca enaltecer a arte da fotografia com microscópio, para fazer com que o fotografo registre detalhes que o olho humano não seria capaz de ver. Aproximadamente 1.300 inscrições foram recebidas de 72 países no concurso deste ano, de acordo com a Nikon.

Conforme divulgado na CNN Brasil, o retrato feito pelo lituano, que pode ser classificado pelas pessoas como admirável ou aterrorizante, foi do rosto de uma formiga ampliada cinco vezes usando um microscópio. Na imagem, a formiga aparece com olhos vermelhos escuros, indicando uma feição de fúria.

Divulgação/NetflixNikon Small World/Eugenijus Kavaliauskas - Foto de Eugenijus Kavaliauskas para Concurso de Fotomicrografia Nikon Small World de 2022

Eugenijus Kavaliauskas

Segundo informações do site de Kavaliauskas, antes de começar a se aventurar no mundo fotográfico dos insetos, o lituano se dedicava como fotógrafo de pássaros.

Para registrar a foto que chocou as pessoas, ele utilizou a luz refletida para capturar o close-up, um plano onde a câmera está muito próxima do indivíduo ou objeto em questão, para proporcionar uma visão mais detalhada do animal.

Mesmo com a repercussão, a foto de Kavaliauskas não conquistou o prêmio da competição. Ainda segundo a fonte citada anteriormente, o prêmio ficou para os fotógrafos suecos Grigorii Timin e Michel Milinkovitch, que registraram uma foto fluorescente da pata dianteira de um embrião de lagartixa gigante de Madagascar.