Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Tumba

Tumba descoberta na Turquia pertenceu à sacerdote do "oráculo dos pássaros"

A Tumba foi descoberta em Pérgamo, citada no Novo Testamento como um dos locais das Sete Igrejas do Apocalipse

Luisa Alves, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 06/09/2022, às 15h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de Pérgamo, terceira igreja do Apocalipse - Reprodução/Vídeo/Joaquim DA TURQUIA
Imagem de Pérgamo, terceira igreja do Apocalipse - Reprodução/Vídeo/Joaquim DA TURQUIA

Na velha cidade de Pérgamo, na Turquia, especialistas descobriram ao analisar inscrições antigas, uma tumba que pertenceu a um sacerdote do “oráculo de pássaros”. Esse sacerdote de nome Markos, como diz a crença, profetizou muitos problemas até mesmo com relação à política. 

Como divulgado pela agência turca Anadolu (AA), o homem viveu no século 2 d.C. A agência também compartilhou o descobrimento de novos vestígios arqueológicos em Pérgamo.

Segundo a Daily Sabah, no mausoléu da tumba havia artefatos como um pequeno recipiente redondo usado para armazenar água benta e óleos para rituais, além de um frasco de perfume, um prato, uma vela e uma ferramenta de raspagem chamada strigilis, usada para limpar corpos.

Os vestígios da tumba foram encontrados por especialistas do Museu de Bergama (nome atual da cidade) e do Instituto Arqueológico Alemão na Cidade Antiga de Bergama

Sacerdote Markos e suas profecias 

O sacerdote da sepultura, de nome Markos, teria previsto muitos problemas, inclusive relacionados à questões políticas, segundo a crença. Ele usava o voo e canto das aves para fazer adivinhações sobre o futuro. 

De acordo com o portal Ancient Origins, como repercutido pela revista Galileu, a cidade de Pérgamo é citada no Novo Testamento como um dos locais das Sete Igrejas do Apocalipse e foi adicionada à lista de Patrimônio Mundial da Unesco no ano de 2014.

Os achados foram encontrados dentro de um templo de cura, de nome asclepeion de Pérgamo, dedicado ao primeiro médico-semideus da mitologia grega, Asclépio. O nome do dono da tumba foi descoberto graças a uma inscrição em uma rocha. 

“Uma das coisas mais importantes na escavação foi uma inscrição na pedra. Era uma inscrição na tumba e o nome do dono da tumba foi dado. Markos, filho de Trófimo”, contou Ulrich Mania, arqueólogo do Instituto Arqueológico Alemão, à AA.

Durante outra escavação na área, em um altar perto do asclepeion, os especialistas já haviam se deparado com o nome de Markos. Segundo Ulrich, ele pôde perceber que túmulos e duas câmaras foram encontradas em bom estado, no entanto, a sepultura do sacerdote foi destruída por escavadores ilegais.