Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo Animal

Golfinho com 'polegar' é avistado por pesquisadores

Pesquisadores tiveram uma grande surpresa ao observarem golfinhos na costa da Grécia: ‘Foi a primeira vez que vimos esta surpreendente morfologia'

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 18/12/2023, às 12h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do golfinho com 'polegar' - Alexandros Frantzis/Pelagos Cetacean Research Institute
Imagem do golfinho com 'polegar' - Alexandros Frantzis/Pelagos Cetacean Research Institute

No último verão, pesquisadores tiveram uma surpresa enquanto observavam a vida marinha no Golfo de Corinto, perto da Grécia. Acontece que os profissionais avistaram um golfinho que parecia ter 'polegares' nas nadadeiras.

+ Neandertais teriam usado os polegares de forma diferente dos humanos modernos, afirma pesquisa

Ao Live Science, Alexandros Frantzis, coordenador científico e presidente do Pelagos Cetacean Research Institute, disse que o golfinho foi visto "nadando, saltando, andando de lado e brincando", parecendo perfeitamente capaz de acompanhar seu grupo, apesar de sua condição incomum.

Foi a primeira vez que vimos esta surpreendente morfologia das barbatanas em 30 anos de pesquisas em mar aberto e também em estudos durante a monitorização de todos os golfinhos encalhados ao longo da costa da Grécia durante 30 anos", prosseguiu. 

A possível explicação

Mas o que aconteceu com o golfinho para ele 'desenvolver' o polegar? Segundo os pesquisadores, o animal não parece sofrer com algum tipo de doença, o surgimento de suas nadadeiras incomuns seria resultado de um defeito genético durante o seu desenvolvimento no útero.

Imagem do golfinho com 'polegar'/ Crédito: Imagem do golfinho com 'polegar'

"O fato de esta irregularidade ser encontrada em ambas as nadadeiras do golfinho e não haver ferimentos ou lesões na pele explica por que isso não pode ser uma doença, mas uma expressão de genes muito raros", explicou Frantzis ao USA Today. 

O pesquisador ainda teorizou que os polegares seriam resultados de "cruzamentos constantes" da espécie. Vale ressaltar, no entanto, que tecnicamente os golfinhos possuem polegares — mas que os mesmos não são visíveis. Afinal, outros cetáceos como botos e baleias possuem ossos de dedos que formam uma 'mão' parecida com a humana, mas, geralmente, coberta em uma nadadeira de tecido mole.

Durante seu desenvolvimento no útero, os 'dedos' do golfinho são rodeados por células — que normalmente se fundem para criar as nadadeiras. Entretanto, parece que esse processo acabou dando errado; o que gerou a má-formação. 

Parece que as células que normalmente formariam o equivalente aos nossos dedos indicador e médio morreram em um evento estranho quando a nadadeira estava se formando — enquanto o golfinho ainda estava no útero", apontou Lisa Noelle Cooper, professora associada de anatomia e neurobiologia de mamíferos na Northeast Ohio Medical University. 

"O 'polegar' em forma de gancho pode ter algum osso dentro dele, mas certamente não é móvel", observou Cooper. "Nenhum cetáceo tem polegares móveis".