Notícias » Pré-História

Neandertais teriam usado os polegares de forma diferente dos humanos modernos, afirma pesquisa

Segundo o estudo, a característica os teria auxiliado no manejo de armas e ferramentas

Redação Publicado em 28/11/2020, às 15h45

Imagem ilustrativa de um homem Neandertal
Imagem ilustrativa de um homem Neandertal - Pixabay

Cientistas descobriram nessa semana diferenças físicas importantes presentes nos polegares dos Neandertais e dos seres humanos modernos, que apontam uma diferente utilização dos dedos feita pelos homens pré-históricos.

Segundo a pós-doutoranda da Escola de Antropologia e Conservação da Universidade de Kent e uma das autoras da pesquisa, Ameline Bardo, “Se você apertasse a mão de um Neandertal, notaria essa diferença. Haveria confusão sobre onde colocar o polegar, e para uma luta de polegares, acho que você venceria em termos de velocidade e movimento”.

O estudo afirma que os polegares desta espécie se adequavam mais a empunhaduras de compressão, devido a seus ossos e articulações. “A articulação da base do polegar dos fósseis de Neandertal é mais plana, com uma superfície de contato menor entre os ossos, mais adequada para um polegar estendido posicionado ao lado da mão. Essa postura do polegar sugere o uso regular de empunhaduras de compressão bem fortes”, explicou Bardo.

Essa característica teria sido favorável aos Neandertais para a utilização de armas de caça, ou em ferramentas como facas e pedras que serviam para cortar madeira e peles de animais.

“A anatomia da mão e o registro arqueológico deixam bastante claro que os neandertais eram usuários de ferramentas muito inteligentes e sofisticados e usavam muitas das mesmas ferramentas que os humanos modernos contemporâneos faziam”, finalizou a pesquisadora.