Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cláudia Celeste

Google homenageia Cláudia Celeste, primeira travesti a atuar em novela brasileira

Cláudia Celeste é destaque no Doodle de hoje nas buscas do Google

Redação Publicado em 22/08/2022, às 08h04 - Atualizado às 08h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cláudia Celeste na novela "Olho por Olho" - Divulgação/Youtube/Claudia Celeste
Cláudia Celeste na novela "Olho por Olho" - Divulgação/Youtube/Claudia Celeste

Cláudia Celeste, primeira travesti a atuar em uma novela brasileira, está sendo homenageada pelo Google nesta segunda-feira, 22, na sua plataforma de buscas em território nacional.

Com um Doodle, a empresa destaca a atriz brasileira que se tornou um ícone na televisão brasileira, inspirando a comunidade LGBTQIA+ na década de 1980 e até os dias de hoje ao interpretar uma mulher transexual em uma novela.

“O Doodle de hoje celebra a vida de Cláudia Celeste, a primeira atriz transexual a aparecer em novelas brasileiras. Ela ganhou e organizou muitos concursos de beleza, e também foi cantora, dançarina, diretora, produtora e autora”, diz uma nota do Google.
Doodle de Cláudia Celeste / Divulgação/Google

“Apesar dos obstáculos e desafios que enfrentou, Celeste se tornou uma figura inspiradora que abriu as portas para futuras gerações de talentos transgêneros e LGBTQ+ no Brasil”, acrescentou.

A homenagem acontece hoje porque, “neste dia de 1988, foi a primeira vez que Cláudia apareceu no papel de uma mulher abertamente trans no episódio de abertura de ‘Olho por Olho'”.

Primeira travesti na TV

Nascida em 1952, Cláudia serviu ao Exército brasileiro, se formou em beleza e atuou como cabelereira em Copacabana, no Rio de Janeiro. Aos 20 anos, enquanto trabalhava em salões, decidiu passar pela transição.

Sua carreira como atriz começou ao acaso, quando foi acompanhar um amigo a uma audição de teatro e acabou sendo escolhida também. Com isso, estreou como bailaria no palco do Beco de Garrafas e apresentou o espetáculo “O mundo é das Bonecas”.

Em 1976, Celeste venceu o Miss Brasil Pop e não demorou para ser descoberta por um diretor devido às apresentações no Teatro Rival, na Cinelândia. Foi chamada para atuar na novela “Magic Mirror”, mas, como ninguém sabia que ela era trans, as críticas negativas fizeram com que o show fosse cancelado rapidamente.

O auge da carreira de Cláudia viria após uma período na Europa, quando integrou o elenco da novela “Olho por Olho”, pela qual é tão famosa. Lá, viveu uma mulher abertamente trans e, embora tenha sofrido preconceito, foi responsável por um legado único para a comunidade. A atriz morreu em 13 de maio de 2018.

+ Saiba mais sobre Cláudia Celeste por meio dessa reportagem.


+O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.