Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Balão chinês

Governo da China afirma que Biden se contradiz em caso de balão chinês

Biden estaria dizendo uma coisa e fazendo outra, de acordo com Pequim

Redação Publicado em 22/02/2023, às 14h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Missão de recuperação do balão chinês abatido por caça norte-americano - Handout/Getty Images
Missão de recuperação do balão chinês abatido por caça norte-americano - Handout/Getty Images

O governo da China acusouJoe Biden, presidente dos Estados Unidos, de “dizer uma coisa e fazer outra” em relação ao balão chinês que foi derrubado por um caça de combate norte-americano no início de fevereiro. 

O incidente, que ocorreu em 4 de fevereiro, marcou os acontecimentos do mês, com outros três objetos voadores não identificados sendo atingidos por aviões militares estadunidenses no decorrer do mês. As informações são da AFP, publicadas peloUOL.

Desde então, as relações bilaterais entre EUA e China estão abaladas, visto que o governo norte-americano afirmou que o balão era um instrumento de espionagem para vigiar, especialmente, bases militares do país.

O governo chinês, por outro lado, alega que o balão era um dispositivo de infraestrutura civil que se desviou de sua trajetória programada. O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que Biden usou aeronaves de combate para derrubar um "aeróstato civil", caracterizando ainda a ação do presidente dos EUA como"exagerada e histérica".

É 100% uso cego da força, é 100% reação exagerada, é 100% histérico”, disse nota do Ministério, em reação a um tweet do secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinken, que disse que “condenou a incursão” da China.

Objetos voadores não identificados

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês Wang Wenbin ainda disse que a atitude de Biden foi uma “grave violação das práticas e das convenções internacionais”.

Wenbin ainda lembrou que o presidente dos Estados Unidos afirmou em diversas ocasiões que não estaria buscando uma “nova Guerra Fria” ou um confronto direto com a China.

Esperamos que, como líder de um grande país, mantenha sua palavra e faça o que diz, em vez de dizer algo e fazer o contrário", completou o porta-voz chinês.

Os relatos de derrubadas de óvniscausaram pânico nos Estados Unidos. A nomenclatura, frequentemente associada com alienígenas, pode se referir a qualquer objeto voador não identificado, como balões ou aeronaves.

+ Uma semana depois: O que foi divulgado sobre os objetos voadores não identificados