Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Escolas

Governo de São Paulo anuncia a contratação de psicólogos e seguranças para escolas

Medida foi anunciada durante visita do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) à Escola Estadual Thomazia Montoro, que foi alvo de ataque

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 13/04/2023, às 10h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O governados de São Paulo, Tarcísio de Freitas - Wikimedia Commons / Governo do Estado de São Paulo
O governados de São Paulo, Tarcísio de Freitas - Wikimedia Commons / Governo do Estado de São Paulo

O governo de São Paulo anunciou, na manhã desta quinta-feira, 13, a contratação de 550 psicólogos e 1.000 seguranças privados para atuarem em escolas estaduais.

A decisão ocorre dias após a um ataque a uma instituição de ensino da zona oeste da capital paulista que resultou na morte de uma professora. O investimento total na contratação desses profissionais será de R$ 240 milhões.

Segundo o portal de notícias UOL, o anúncio foi feito durante a visita do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) à Escola Estadual Thomazia Montoro, que reabriu nesta semana após o atentado que ocorreu no final do mês passado.

De acordo com a fonte, os seguranças, todos desarmados, devem ser alocados em escolas a serem definidas pela Secretaria de Educação e pelo programa Conviva, que visa melhorar a convivência e a proteção escolar.

Além disso, um professor de cada escola terá 10 horas exclusivas por semana para pensar em ações para o programa em sua unidade. Os psicólogos farão visitas semanais a todas as escolas até julho deste ano, com um total prometido de 600 mil horas em atendimentos presenciais.

Botão do 190

Também será criado um botão de acionamento prioritário do 190, que será instalado em mais de quatro mil escolas e permitirá o chamado imediato de viaturas da GCM (Guarda Civil Municipal), OM e do Samu em caso de emergência.

Os estudantes também poderão fazer denúncias anônimas por meio de um aplicativo já disponível, o 190 SP. A segurança também será reforçada no próximo dia 20, devido a boatos relacionados a possíveis ataques. O governo prometeu aumentar o policiamento no dia.