Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espeleologia

Ricas inscrições pré-históricas são encontradas em caverna na Espanha

Mural de 8 metros de comprimento com inscrições pré-históricas foi encontrado no complexo subterrâneo Cova de la Villa, na Espanha

Éric Moreira, sob supervisão de Ingredi Brunatto Publicado em 22/03/2023, às 09h20 - Atualizado às 18h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
inscrições em parede de caverna na Espanha - Reprodução/Vídeo/YouTube
inscrições em parede de caverna na Espanha - Reprodução/Vídeo/YouTube

Recentemente, uma equipe de espeleólogos — aqueles especializados em estudar cavernas — encontrou, no complexo subterrâneo Cova de la Villa, localizado no município de La Febró, na Espanha, uma galeria até então escondida que continha um mural de 8 metros com inscrições pré-históricas. O local, que viera a ficar conhecido como Sala de Gravações, agora é considerado um dos mais importantes conjuntos de arte pós-paleolítico no Arco Mediterrâneo.

Segundo comunicado à imprensa, a composição do painel é descrita pelo especialista em arte rupestre Ramon Viñas como sendo "absolutamente inusitada". O pesquisador, inclusive, destaca que o mural é muito singular por ter sido feito exclusivamente com inscrições, sem o uso de ferramentas de pedra ou madeira.

O mural ainda impressiona com as representações esquemático-abstratas divididas em linhas horizontais. Em cima de cada uma delas, também, encontram-se figuras zoomórficas — possivelmente, de acordo com a Revista Galileu, com o que foram bovinos e equinos —, além de linhas finas e entrecortadas, que lembram redes. Confira vídeo:

Devido a distribuição das inscrições, Viñas sugere que "não é uma composição aleatória, mas que, pelo contrário, responde claramente a um significado simbólico". Ele acredita, ainda, que os registros possivelmente carregam uma representação da forma de se enxergar o mundo da população que habitou a caverna no passado, durante o processo de passagem para o Neolítico.

O conjunto, a partir de um ponto de vista estilístico, reflete principalmente a arte reproduzida no pós-paleolítico, atribuída às comunidades camponesas e pecuárias do período entre o Calcolítico e a Idade do Bronze. Por fim, mais alguns estudos devem ser feitos no local, como testes de luminescência UV-Vis e radiocarbono, para determinar a datação exata do moral — que se acredita ser de entre 3 e 5 mil anos atrás.

Sala de Gravações

A intrigante Sala de Gravações foi encontrada em 2021, por espeleólogos que exploravam a região de Barranc de la Cova del Corral. A cavidade, porém, já havia sido escavada na década de 1940 por Salvador Vilaseca, mas sua localização havia sido perdida.