Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Vírus

‘Gripe do Tomate’: Novo vírus que surgiu na Índia já atingiu mais de 80 crianças

Artigo com mais informações do vírus foi publicado no último dia 17

Isabelly de Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 22/08/2022, às 16h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto ilustrativa de gripe - Foto de Mojpe, via Pixabay
Foto ilustrativa de gripe - Foto de Mojpe, via Pixabay

Um artigo publicado na revista científica “The Lancet” no último dia 17 revelou que uma nova doença viral foi encontrada. As informações detalharam a doença que é chamada de “gripe do tomate”, ou “febre do tomate”.

O estudo mostra que a nova doença surgiu no estado de Kerala, na Índia, e já atingiu 82 crianças com menos de 5 anos. Já em um outro estado do país, Odisha, 26 crianças de 1 a 9 anos foram diagnosticadas com a “gripe do tomate”, segundo o Centro Regional de Pesquisa Médica em Bhubaneswar.

Assim como a gripe, a doença é bastante contagiosa, conforme revelou o estudo, mas a infecção viral, aparentemente, não é fatal, o que tranquiliza os centros de pesquisa, que possuem mais tempo para estudarem o novo problema.

O nome da doença surgiu devido à erupção de bolhas vermelhas e dolorosas por todo o corpo, que é um dos sintomas do novo vírus. Essas bolhas aumentam gradualmente para o tamanho de um tomate, podendo ser assimiladas àquelas observados na varíola dos macacos em pessoas jovens.

Relação com outras doenças

Os sintomas da nova “gripe” são bem parecidos com os da Covid-19, incluindo fadiga, dores no corpo e febre, mas, apesar da semelhança, o tal vírus não está relacionado com o Sars-CoV-2, de acordo com informações do RedeTV Notícias.

O artigo ainda estipula que a doença pode ser um efeito posterior da chikungunya ou da dengue, principalmente em crianças, e que talvez nem mesmo seja uma infecção viral. Ao que tudo indica, a “gripe do tomate” é uma doença autolimitada, ou seja, que ainda que não exista medicamento específico para trata-la, ela se resolve sozinha.