Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Equador

Grupo de 30 homens surge em lanchas e mata 9 pessoas em porto no Equador

Crime se deu na fronteira com a Colômbia, na última terça-feira, 11

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 12/04/2023, às 07h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de rdlncl por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de rdlncl por Pixabay

Na última terça-feira, 11, um grupo de cerca de 30 homens chegou em lanchas e carros a um porto de pescadores artesanais na província equatoriana de Esmeraldas, na fronteira com a Colômbia, e atacou os presentes, resultando na morte de nove pessoas.

As autoridades confirmaram o levantamento de sete corpos no Porto Pesqueiro Artesanal do cantão de Esmeraldas e de outros dois em um centro de saúde vizinho.

De acordo com a agência de notícias AFP, vídeos compartilhados nas redes sociais mostram a população local retirando corpos da água e outros estendidos pelo chão.

O ataque ocorreu por volta das 9h locais (11h de Brasília), em um momento em que mais de 1.500 pessoas se encontravam no porto.

O que dizem autoridades

O ministro do Interior, Juan Zapata, detalhou o ocorrido. Segundo ele, ainda não se sabe a identidade das vítimas, mas fontes locais indicam que a maioria era de pescadores. Já o presidente Guillermo Lasso prometeu capturar os responsáveis pelo ataque em sua conta no Twitter.

"Trinta pessoas fortemente armadas [...] efetuaram estes disparos de forma criminosa", declarou Zapata em entrevista ao canal Ecuavisa. De acordo com o ministro, o ataque ocorreu porque os pescadores "preferiram a segurança" de uma das quadrilhas organizadas "e, em represália", um grupo rival abriu fogo.

É importante destacar que o ataque ocorreu em meio a um estado de exceção decretado pelo presidente Lasso em 3 de março a fim de tentar conter os altos índices de violência e criminalidade na província de Esmeraldas.