Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Colômbia

Guerra às drogas: Presidente da Colômbia quer legalizar plantio de maconha

Após décadas tentando combater o narcotráfico militarmente, o novo governo quer experimentar uma estratégia diferente

Redação Publicado em 22/08/2022, às 11h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa de maconha - Getty Images
Imagem meramente ilustrativa de maconha - Getty Images

Desde que assumiu o cargo presidencial no início deste mês de agosto, tornando-se o primeiro chefe de Estado de esquerda da história da Colômbia, Gustavo Petro fala sobre como a guerra às drogas foi um "fracasso total", e é preciso adotar uma nova estratégia. 

O país — que é a terra natal de Pablo Escobar — é um dos maiores produtores de drogas do mundo, movimentando milhões todos os anos com esse mercado clandestino. O combate armado ao narcotráfico, todavia, não impediu que o ramo continuasse crescendo ao longo das décadas. 

Frente à situação, Petro e seus aliados propuseram um projeto de lei para legalizar a maconha recreativa, seguindo o exemplo de algumas regiões dos Estados Unidos. O líder colombiano, vale dizer, visitou o estado norte-americano do Colorado para ver de perto como funcionava essa alternativa às medidas proibicionistas. 

Vamos conversar: o que acontece se a cannabis for legalizada na Colômbia sem licenças? Como plantar milho, como plantar batatas”, sugeriu Petro em um discurso recente, segundo repercutido pelo Estadão. 

Até então, apenas a plantação de maconha destinada a um contexto medicinal era permitida na Colômbia. 

"Se vamos legalizar a cannabis, vamos manter toda essa gente presa em cadeias superlotadas ou chegou a hora de soltar muita gente?”, afirmou Petro ainda, em referência à imensa parcela da população carcerária cujas condenações são relacionadas às drogas, um problema que se repete em outros países, como os Estados Unidos e o próprio Brasil. 

Entre guerra e paz

Um argumento apresentado pelo senador colombiano Gustavo Bolívar, que apoia a mudança de perspectiva do presidente em relação ao combate às drogas, é de que políticas diferentes nesta área poderão reduzir a violência dentro do território. 

“Nunca alcançaremos a paz na Colômbia enquanto não regulamentarmos o narcotráfico", disse o político em um pronunciamento recente, conforme repercutido pela CNN. 

Nem mesmo os Estados Unidos, com toda a sua força e dinheiro, conseguiram vencer a guerra contra as drogas. Neste momento, a Colômbia produz mais drogas do que quando Pablo Escobar estava vivo, existem mais consumidores e mais produtores. O tráfico de drogas está crescendo, apesar do dinheiro que investimos para combatê-lo e das milhares de mortes que sofremos”, concluiu Bolívar

+ O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.