Notícias » Espaço

Cientistas desenvolvem carne artificial no espaço pela primeira vez

A empresa de tecnologia de alimentos Aleph Farms foi responsável pela produção das células bovinas na Estação Espacial Internacional

Isabela Barreiros Publicado em 08/10/2019, às 15h50

A Estação Espacial Internacional
A Estação Espacial Internacional - Pixabay

Pela primeira vez, astronautas tiveram sucesso ao criar uma carne totalmente artificial no espaço, mais especificamente na Estação Espacial Internacional, a quase 400 km do planeta Terra. A empresa israelense Aleph Farms desenvolveu o alimento em 26 de setembro deste ano.

O cultivo de células longe de qualquer tipo de recurso natural foi possível devido a uma tecnologia que tem como intuito imitar o processo de regeneração natural do tecido muscular de uma vaca. Usando uma bioprinter 3D, os cientistas puderam reproduzir o tecido em pequena escala.

"Estamos provando que a carne cultivada pode ser produzida a qualquer hora, lugar e condição" comenta o cofundador e chefe executivo da Aleph Farms, Didier Toubia.

A empresa explica que a carne em laboratório como uma alternativa à produção pecuária que promove diversos problemas ambientais.

“No espaço, não temos 10.000 ou 15.000 litros de água disponíveis para produzir 1kg de carne bovina. Esse experimento conjunto marca um primeiro passo significativo para alcançar nossa visão, a fim de garantir a segurança alimentar das próximas gerações, preservando nossos recursos naturais”, completa Toubia.

Segundo o The Guardian, estudos científicos recentes mostram que a redução dos gases do efeito estufa e dos impactos ambientais depende da redução no consumo de carne.