Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Brasil

Coleção inédita reúne cartas e documentos de Marighella

“Para os que nos governam atualmente, este livro não deveria existir, ele não deveria estar entre suas mãos agora", diz organizador da obra Vladimir Safatle

Victória Gearini Publicado em 10/12/2019, às 21h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Carlos Marighella - Wikimedia Commons
Carlos Marighella - Wikimedia Commons

Considerado o inimigo número um do regime militar no Brasil, Carlos Marighella foi um importante militante comunista e fundador da Ação Libertadora Nacional. A obra Chamamento ao povo, de sua autoria, reúne ensaios e diversos documentos escritos por Marighella, que revelam fatos inéditos de sua vida.

Organizado por Vladimir Safatle, o livro é composto por textos que circularam na clandestinamente por muitos anos. Ao longo das páginas é possível encontrar cartas, poemas e sátiras do guerrilheiro.

Crédito: Divulgação

Carlos Marighella é um dos principais precursores da esquerda brasileira, mas também é julgado por outros como uma figura controversa da história. Embora tenha sofrido diversas perseguições políticas ao longo de sua vida, o militante foi responsável por importantes análises do cenário político da época.

Para Vladimir Safatle, atualmente, há fortes disseminações de fake news sobre Marighella e parte disso é reponsabilidade do atual governo. “Para os que nos governam atualmente, este livro não deveria existir, ele não deveria estar entre suas mãos agora. Pois tudo está sendo feito, neste exato momento, para que Carlos Marighella seja um nome envolto em sombras, em silêncio e em mentiras”, diz.

Safatle conclui que esta nova coleção tem o objetivo de divulgar os pensamentos de Marighella, de modo que ajude o leitor a compreender o contexto histórico da época.


+Saiba mais sobre esta e outras obras que envolvem Carlos Marighella:

1. Chamamento ao povo brasileiro, de Carlos Marighella (2019) - https://amzn.to/2s8L4Ya

2. Marighella, de Mário Magalhães (2012) - https://amzn.to/2rMkGmP

3. Os aviões ficaram no chão: Parte integrante do livro "Marighella", de Mário Magalhães (2014) - https://amzn.to/2O85yrm

4. Batismo de sangue: Guerrilha e morte de Carlos Marighella, de Frei Betto (2006) - https://amzn.to/2qsT0CP

5. Mini-manual del guerrillero urbano (Edição Espanhol), de Carlos Marighella (2016) - https://amzn.to/388V0l2

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.