Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Egito Antigo

Estátua do antigo Egito contrabandeada há cerca de 30 anos é resgatada

O objeto de quase 4 200 anos estava em exibição na Holanda

Alana Sousa Publicado em 12/02/2019, às 14h30 - Atualizado às 14h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Detalhe da estátua recuperada - Ministério de Antiguidades do Egito
Detalhe da estátua recuperada - Ministério de Antiguidades do Egito

Uma antiga estátua egípcia foi recuperada pelas autoridades do país após ter sido roubada e contrabandeada nos anos 1990. O Ministério de Antiguidades do Egito declarou que a pista que levou ao encontro da estátua foi o aparecimento do objeto em uma sala de exposições de arte na Holanda, no ano passado.

A estátua, feita em pedra calcária, pertence ao Primeiro Período Intermediário da História do Antigo Egito, referente aos anos de 2190 a.C a 2052 a.C, de acordo com a inscrição hieroglífica. Foi descoberta através de escavações ilegais realizadas na década de 90, em uma necrópole no sítio arqueológico de Saqqara, no Egito. 

A estátua recuperada/ Ministério de Antiguidades do Egito

O artefato retrata um oficial de alto escalão, chamado Nekaw-Ptah, em uma postura de pé e usando uma peruca curta. Ainda não se sabe mais informações sobre o oficial, tais como quando ele morreu ou suas principais atividades.

Shaaban Abdel Gawad, supervisor geral do Departamento de Repatriamento de Antiguidades disse que “as autoridades holandesas entregaram a estátua à embaixada do Egito em Amsterdã, e ela retornará à sua terra natal em breve”.


Com informações de Ahram Online