Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Homem abandona trabalho para vender cartas de Pokémon

Ex-consultor de hipotecas, o americano Jordan Blecher abandonou carreira para vender cartas de Pokémon

Éric Moreira, sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 17/07/2023, às 08h54 - Atualizado às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trecho da animação original de 'Pokémon' (1997) - Reprodução/Vídeo/YouTube
Trecho da animação original de 'Pokémon' (1997) - Reprodução/Vídeo/YouTube

Quando criança, muita gente sonha em seguir carreiras profissionais que vão desde as mais comuns, como professor ou médico, até as mais malucas, como super-herói. E mesmo que não tenha sido para se tornar um treinador Pokémon, um norte-americano chamou atenção ao abandonar um trabalho estável para vender cartas dos "monstrinhos de bolso".

De acordo com o portal Splash, do UOL, o americano Jordan Blecher trabalhava como consultor de hipotecas até que, depois de fechar um acordo com um ex-funcionário de uma empresa que fabricava as cartas dos famosos monstrinhos, entendeu que o novo negócio poderia ser mais lucrativo do que parece. Até porque, segundo reportagem do The Sun, a negociação envolvia um grande volume dos produtos.

No entanto, o que nem mesmo Blecher esperava era que, em meio ao grande estoque, haveria uma preciosidade: uma carta rara desenhada à mão e assinada por Ken Sugimori, lendário artista responsável pelo design dos 151 pokémons originais da série, que hoje já conta com mais de mil "pocket monsters". 

A reportagem ainda pontua que, um ano antes, Blecher tentara comprar a carta rara, mas sem sucesso: "Normalmente sou um cliente bastante calmo e legal, mas não pude deixar de cair de joelhos quando vi a carta", disse o homem.

Artigo raro

Não basta o fato de a carta em questão ser desenhada à mão e autografada por um dos grandes nomes por trás da franquia Pokémon, que já tem mais de 20 anos, como também foi destacado na entrevista por Blecher que o personagem da carta era bastante importante para a série: Blastoise, a evolução final de Squirtle, um dos três pokémons iniciais da saga original.

Blastoise é um dos cinco personagens mais icônicos do conjunto original de 151 personagens do artista mais icônico, responsável pelas ilustrações originais", aponta Blecher.

Por fim, a publicação pontua que a carta está avaliada em cerca de US$ 100 mil (quase R$ 480 mil, na cotação atual), sendo assim um artigo que só os colecionadores mais empenhados devem munir. "Tudo tem um preço", admitiu Jordan Blecher na entrevista. "Mas seria preciso algo muito, muito sério para me fazer pensar sobre isso. É uma das cartas mais raras que existem."