Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Homem com tatuagens nazistas e racistas é liberado de delegacia no RJ

O homem foi levado à delegacia, mas liberado; uma das tatuagens era uma suástica

Eduardo Lima, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 29/01/2023, às 10h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto do apologista do nazismo encontrado no RJ - Divulgação/Twitter/@Leo_guimaraes65/28.01.2023
Foto do apologista do nazismo encontrado no RJ - Divulgação/Twitter/@Leo_guimaraes65/28.01.2023

Um homem com tatuagens nazistas e racistas foi conduzido a uma delegacia e liberado logo em seguida, no Rio de Janeiro. Apologia ao nazismo é crime de acordo com a lei n° 9.459/97, e a pena prevista é de dois a cinco anos de reclusão.

O homem tinha entre suas tatuagens uma suástica, símbolo usado pelo Partido Nazista, e um sol negro, que também é usado em referência ao nazismo. A terceira tatuagem era a frase “white pride” (“orgulho branco”).

O registro da ocorrência foi postado por Leonardo Guimarães, e nele o policial que atendeu o caso deu definições da suástica e do sol negro sem citar sua ligação ao nazismo e à Adolf Hitler no século 20, tentando dar explicações mitológicas para as tatuagens. A tatuagem racista nem sequer foi incluída no registro.

Denúncia do crime

Leonardo Guimarães, que é pós-graduando em Justiça e Segurança Pública na UFF, avistou as tatuagens e chamou a polícia para resolver o caso. Ele afirma que foi chamado de “comunista gayzista estudantezinho” pelo inspetor, que teria pedido desculpa ao apologista nazista e dito que ele poderia usar o que quisesse.

Ao questionar a posição do policial, explicando que o STF dizia que aquilo não era liberdade de expressão e sim crime,Guimarães teria ouvido do inspetor, de acordo com entrevista concedida ao UOL:

Que se f*da o STF. O STF fica legislando, não tenho nada a ver, ele não manda nessa delegacia”.

Para o UOL, a Polícia Civil do Rio nega que tenha sido feita “qualquer opinião ou ofensa” por parte dos agentes da 9ª DP da Polícia Civil carioca.

O post onde Leonardo Guimarães fez a denúncia está no Twitter. Confira: