Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Inocentado

Homem condenado a 400 anos de prisão é inocentado após cumprir quase 35 anos

Preso em 1988, um homem de Miami, hoje com 57 anos de idade, foi declarado inocente

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 14/03/2023, às 09h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Homem foi inocentado após 35 anos preso - Divulgação / Florida Department of Corrections e Broward Sheriff's Office/NBC Miami
Homem foi inocentado após 35 anos preso - Divulgação / Florida Department of Corrections e Broward Sheriff's Office/NBC Miami

Um homem condenado em 1988 a 400 anos de prisão, por assalto à mão armada, no condado de Boward, no norte de Miami (Flórida, Estados Unidos), foi libertado nesta segunda-feira, 13, após passar quase 35 anos preso.

Sidney Holmes, que tem hoje 57 anos, foi acusado de ser o motorista do veículo em que viajavam dois homens não identificados que agrediram e roubaram um homem e uma mulher sob a mira de uma arma e, logo em seguida, levaram o carro de uma das vítimas.

Em novembro de 2020, porém, alegando ser inocente, ele entrou em contato com a Unidade de Revisão de Sentenças do escritório do procurador do condado do sul da Flórida.

Em parceria com o Projeto Inocência da Flórida, o órgão mencionado investigou o caso e descobriu que a alegação de Holmes era "plausível" devido à forma como se tornou um suspeito e à identificação precária da testemunha ocular, que foi a principal evidência contra ele no julgamento.

Testemunha

As autoridades concluíram, após investigação, que a identificação da testemunha ocular de Holmes era provavelmente incorreta, em parte devido ao alinhamento de fotos e às práticas de reconhecimento utilizadas pela polícia na época. As informações são do portal de notícias UOL.

No fim, o juiz do circuito de Broward, Edward Merrigan, aprovou uma ordem assinada pelo gabinete do procurador do condado de Broward e pelo Projeto Inocência para anular a condenação e a sentença contra Holmes, permitindo sua libertação.