Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Idoso

Homem de 93 anos com idade biológica de 30 intriga pesquisadores

O irlandês, que começou a praticar exercícios com apenas 70 anos de idade, está sendo estudado por uma equipe de pesquisadores

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 22/01/2024, às 16h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Richard Morgan tem 93 anos e desempenho aeróbico de uma pessoa de 30 - Divulgação
Richard Morgan tem 93 anos e desempenho aeróbico de uma pessoa de 30 - Divulgação

Um homem de 93 anos está sendo investigado por uma equipe de estudiosos que seguem em busca de desvendar os segredos para uma vida mais longa.

Richard Morgan, que vive na Irlanda, despertou o interesse dos pesquisadores porque, apesar de sua idade, apresenta um desempenho aeróbico equivalente ao de uma pessoa de 30 anos, mesmo tendo iniciado sua prática de exercícios somente por volta dos 70 anos. Como destaca o portal O Globo, o corpo do idoso, composto por 80% de massa muscular e apenas 15% de gordura, impressiona.

Atividades físicas

Segundo a fonte, ao longo dos anos, Morgan remou o equivalente a quase 10 voltas ao redor do mundo, conquistando quatro campeonatos mundiais de remo.

Sua rotina diária de treinamento dura cerca de 40 minutos, iniciando com uma remada de 30 quilômetros, seguida por treinamento de musculação com pesos para aprimorar a força e outros exercícios que alternam entre alta e baixa intensidade.

Pesquisadores da Universidade de Limerick acompanharam a atividade cardíaca, pulmonar e muscular de Morgan durante suas sessões de remo, documentando os detalhes em um estudo de caso publicado no Journal of Applied Physiology.

Seu pulso atingiu o pico de 153 batimentos por minuto, ultrapassando a frequência cardíaca máxima prevista para sua idade e figurando entre os picos mais elevados registrados para indivíduos na faixa dos 90 anos, indicando um coração notavelmente forte.

Philip Jakeman, professor de envelhecimento saudável, desempenho físico e nutrição na Universidade de Limerick e autor sênior do estudo de caso, compartilhou sua surpresa diante das condições físicas exemplares de Morgan:

Foi um dos dias mais inspiradores que já passei no laboratório. É incomum ver um nonagenário em condições físicas tão primitivas. De certa forma, Morgan é como muitos colegas idosos aposentados”, disse Jakeman.

De acordo com a fonte, o ex-fabricante de baterias e padeiro que incorporou a prática regular de exercícios há apenas 20 anos, além de sua rotina física, segue uma dieta rica em proteínas, essencial para a construção muscular e a manutenção do metabolismo acelerado.