Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Caso médico

Homem descobre que dor de cabeça era causada por hashis presos no cérebro

O homem vinha sofrendo com dores de cabeça fortíssimas ao longo de cinco meses, deixando os médicos surpresos com o motivo

Ingredi Brunato Publicado em 29/11/2023, às 10h49 - Atualizado em 03/12/2023, às 12h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem mostrando imagem de exame mostrando os hashis, e eles após a retirada - Divulgação/ Vietnam-Cuba Friendship Hospital
Montagem mostrando imagem de exame mostrando os hashis, e eles após a retirada - Divulgação/ Vietnam-Cuba Friendship Hospital

No Vietnã, um homem surpreendeu médicos após chegar ao hospital se queixando de dores de cabeça. Isso, pois, após a realização de exames, os profissionais de saúde descobriram a presença de hashis (os "pauzinhos" usados como talheres em países asiáticos) presos no cérebro do paciente. 

O vietnamita, que não teve sua identidade divulgada, já sofria com os sintomas misteriosos há cerca de cinco meses. O par de objetos estranhos, que haviam entrado em sua cavidade craniana pelo nariz, estavam causando um quadro de pneumocefalia tensional.

A condição neurológica, que é raríssima, é caracterizada por um aumento perigoso da pressão intracraniana. Foi apenas após o segundo exame, a qual o homem foi submetido, que o motivo inusual do desenvolvimento do quadro pôde ser compreendido. 

Explicação 

Conforme repercutiu o New York Post, o paciente ficou tão chocado quanto seus médicos com a descoberta dos hashis alojados em seu crânio, mas, depois de parar para pensar, entendeu como eles foram parar no local. 

Cinco meses antes, o homem havia se envolvido em uma briga de bar, e lembrava de ter sido golpeado no nariz com um item que não conseguiu identificar na época. Ele chegou a passar no hospital após o conflito, aliás, mas não foi detectada nenhuma anormalidade em seu rosto. 

Felizmente, os talheres foram removidos com sucesso do organismo do vietnamita através de uma intervenção cirúrgica, e, até onde foi divulgado, permanecia estável enquanto aguardava para receber alta.