Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Paleontologia

Homem encontra mandíbula de mamute em rio na Flórida

John Kreatsoulas, entusiasta de fósseis, realizou impressionante descoberta no rio Peace, próximo à cidade de Arcadia, nos Estados Unidos

Redação Publicado em 23/11/2023, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
John Kreatsoulas segurando a mandíbula de mamute recém-descoberta - Divulgação/fossiljunkies.com/John Kreatsoulas
John Kreatsoulas segurando a mandíbula de mamute recém-descoberta - Divulgação/fossiljunkies.com/John Kreatsoulas

John Kreatsoulas, um caçador de fósseis e responsável por dirigir a Fossil Junkies Dig and Dive Charters — uma organização que realiza viagens de caça a fósseis ao público —, recentemente realizou uma impressionante descoberta em um de seus mergulhos em um rio da Flórida: a mandíbula fossilizada de um mamute. O achado ocorreu no rio Peace, próximo à cidade de Arcadia.

De acordo com o Live Science, Kreatsoulas pensou inicialmente ter encontrado, na verdade, um mero tronco. Porém, quando analisou o objeto mais de perto, percebeu que se tratava de uma grande mandíbula animal. O homem ainda não sabe a idade exata do antigo osso, mas acredita que possa ter pelo menos 10 mil anos.

Eu agarrei-o apenas para aguentar por um segundo e percebi – 'espere um segundo, isso não é uma árvore, era uma mandíbula de mamute'", disse Kreatsoulas em entrevista ao canal local NBC2.

Agora, o entusiasta de fósseis planeja levar o objeto para limpeza e análise em Tampa, outra cidade localizada a cerca de 100 quilômetros de distância de Arcadia; onde poderá determinar a verdadeira idade do fóssil por meio de um procedimento de datação por rádio-carbono. O achado ainda deve ser registrado no estado da Flórida, portanto, pode acabar exposto em algum museu, em vez da coleção pessoal de Kreatsoulas.

Espécie

Além da idade, ainda não se sabe também a que tipo de mamute pertencia o osso, mas acredita-se que a mandíbula teria sido de um mamute-columbiano (Mammuthus columbi), espécie que habitou parte da América do Norte até o sul de onde hoje é a Costa Rica durante o Pleistoceno (entre 2,5 milhões e 11,7 mil anos atrás).

+ Menina de 8 anos descobre ossos de mamute de 100 mil anos na Rússia

O animal, por sua vez, era possivelmente um híbrido do mamute-lanoso (Mammuthus primigenius), a última espécie a ser extinta do planeta, com outra linhagem de mamutes desconhecida que chegou à América do Norte da Sibéria há cerca de 1,5 milhão de anos.

Ainda segundo o Live Science, os mamutes-columbianos foram extintos entre 13 mil e 10 mil anos atrás, ao fim da última era glacial, devido não só ao aumento das temperaturas, como também à caça humana.