Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Homem insulta menino com boné a favor da ofensiva na Ucrânia e vai preso na Rússia

Desde o início da invasão na Ucrânia, a letra “Z” se tornou um símbolo de apoio à campanha militar russa; entenda!

Imagem ilustrativa da bandeira da Rússia - Licença Creative Commons via PxHere
Imagem ilustrativa da bandeira da Rússia - Licença Creative Commons via PxHere

Nesta segunda-feira, 10, um tribunal russo sentenciou um homem a três anos de prisão por insultar uma criança que estava usando um boné com o símbolo “Z”, utilizado pelos apoiadores da invasão russa na Ucrânia.

Segundo relatos da imprensa russa, em abril de 2023, Alexandre Neustroyev foi julgado por ter gritado com um menino de 11 anos, dizendo: “Coloque esse boné no c..., idiota!”. Na ocasião, o incidente se deu na cidade de Ecaterimburgo, localizada no centro-oeste dos Urais.

Conforme repercutido pela Folha de Pernambuco, a letra “Z”, presente nos tanques enviados à Ucrânia em fevereiro de 2022, se tornou um símbolo de apoio à campanha militar russa, aparecendo em ruas, edifícios e veículos por todo o país.

Repressão

De acordo com o promotor local, o homem foi considerado culpado de “vandalismo” com ameaça de violência. Após o julgamento, ele cumprirá sua pena no abrigo penitenciário penal, uma prisão de baixa segurança.

A mãe do menino relatou à imprensa russa que seu filho voltou para casa chorando após o incidente, e que na ocasião, ele estava usando um boné preto com a letra Z em branco, pois estava orgulhoso de seu pai, que serve na Guarda Nacional Russa.

O responsável pelos insultos foi detido após ser identificado com a ajuda de imagens de câmeras de vigilância. Em um vídeo divulgado após o ocorrido, ele disse estar “profundamente arrependido”.

Inicialmente, Neustroyev foi condenado a pagar uma multa, porém as autoridades locais solicitaram uma sentença mais severa, e o promotor abriu um novo julgamento.