Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Rússia: Homem é sentenciado a prisão por 10 dias por escrever frase na neve

Na Rússia, um homem irá cumprir dez dias de prisão administrativa por escrever uma frase controvérsia na neve, entenda!

Redação Publicado em 29/11/2023, às 19h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa da bandeira da Rússia - Licença Creative Commons via PxHere
Imagem ilustrativa da bandeira da Rússia - Licença Creative Commons via PxHere

Nesta quarta-feira, 29, veio a tona um caso de repressão do governo russo contra um de seus próprio cidadãos. Um tribunal de Moscou, capital do país, condenou um homem a dez dias de prisão por escrever “não à guerra” no chão coberto de neve de um parque da cidade. 

Dmitry Fedorov foi abordado de surpresa pela polícia enquanto escrevia essa frase com o dedo na neve que cobria o conhecido parque Gorki, segundo um documento judicial emitido em 24 de novembro. 

Os agentes propuseram que ele fosse levado em um veículo até o Ministério do Interior e, diante de sua negativa, o advertiram de que havia violado a lei e o detiveram", esclarece a papelada.

Conforme repercutido pelo jornal O Globo, ao prestar depoimento frente a um tribunal, Fedorov negou ter resistido à prisão, mas admitiu autoria pela frase, sendo condenado a dez dias de prisão administrativa.

É importante ressaltar que a repressão àqueles que manifestam seu descontentamento com o governo se tornou mais frequente desde a invasão na Ucrânia, em fevereiro de 2022. A maioria do opositores do presidente Vladmir Putin se encontram presos ou exilados.

Repressão

Milhares de russos, que não possuem nenhuma notoriedade, também foram julgados por infrações similares. Alguns chegaram receber duras penas por se manifestarem publicamente contra a guerra na Ucrânia, ou até mesmo por terem “desacreditado” as forças armadas.

Segundo a ONG russa OVD-Info, que atua na defesa dos direitos humanos no país, mais de 20 mil pessoas foram presas em menos de dois anos por se oporem a ofensiva bélica contra o país vizinho. Somente nesta semana, 129 julgamentos de casos com conotações políticas passarão pelos tribunais russos, em busca de uma sentença.