Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Homem negro tem mãos e pés amarrados e é carregado por PMs em SP

Homem foi detido depois de furtar produtos de mercado na Vila Mariana; ele foi encontrado com duas caixas de bombons

Éric Moreira, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 07/06/2023, às 11h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens do homem sendo carregado pela polícia com membros amarrados - Reprodução/Vídeo/YouTube
Imagens do homem sendo carregado pela polícia com membros amarrados - Reprodução/Vídeo/YouTube

No último domingo, 4, um homem negro foi detido por policiais militares no bairro da Vila Mariana, zona sul da cidade de São Paulo, e arrastado com as mãos e pés amarrados com corda. Segundo os agentes, a medida foi tomada pois ele teria resistido a prisão, além de tê-los ameaçado. 

Em vídeo registrado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Mariana, é possível observar dois policiais carregando o homem, segurando-o pelos pés amarrados e pela camiseta, enquanto ele grita, incomodado. Os agentes ainda acrescentaram que ele teria dito que correria, e que "pegaria a arma dos policiais e daria vários tiros" neles.

Depois da repercussão que o vídeo teve, os PMs envolvidos no caso foram afastados, e um inquérito deve ser levantado para apurar a conduta. "A Polícia Militar lamenta o episódio e reafirma que a conduta assistida não é compatível com o treinamento e valores da instituição", informou a corporação.

Além do mais, devido ao grande alcance que o vídeo teve, diversas denúncias foram publicadas nas redes sociais, que incluem até mesmo o padre Julio Lancellotti. Segundo o sacerdote, o homem detido estava em situação de rua e desarmado; ainda questionou: "A escravidão foi abolida?"

Crime

De acordo com o UOL, o homem negro foi acusado de ter entrado em uma unidade da rede de supermercados OXXO, na Vila Mariana, e furtado alguns produtos, por volta das 23h30, junto a um amigo e um adolescente. Ele, no caso, foi preso em flagrante, após ter sido encontrado com duas caixas de bombons e confirmado "informalmente" o furto.

Segundo o representante do estabelecimento, o prejuízo com o furto gira em torno de R$ 500, com itens variando de alimentos a bebidas alcoólicas. Agora, o homem deve responder por furto qualificado, além de ação em grupo, resistência à prisão, ameaça e corrupção de menores.