Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Everest

Homem que escalou Everest por causa nobre morre na descida

A escalada de Jason Kennison arrecadava fundos para tratar pessoas com lesões na coluna; entenda!

Ingredi Brunato Publicado em 22/05/2023, às 11h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Jason Kennison durante sua escalada - Divulgação/ Redes Sociais/ Just Giving
Fotografia de Jason Kennison durante sua escalada - Divulgação/ Redes Sociais/ Just Giving

Jason Kennison é um homem australiano que, após sofrer por anos com as consequências de uma lesão na coluna, participou recentemente de uma expedição ao Everest. 

A escalada serviria para arrecadar fundos para outros pacientes acometidos pelo mesmo problema de saúde do qual ele havia se recuperado. Infelizmente, Kennison acabou falecendo durante a descida do monte.

A história dele 

Conforme apurou o The Guardian, o australiano, que trabalhava como mecânico, havia sido vítima de um acidente de carro em 2006, lesionando sua coluna de tal forma que chegou a ouvir de médicos que nunca voltaria a andar. 

Após anos de luta contra sua condição e inúmeras intervenções cirúrgicas, Jason Kennison finalmente conseguiu voltar a caminhar, e decidiu escalar a montanha mais alta do mundo para comemorar essa nova fase de sua vida. 

Além de contar como uma conquista pessoal, o feito serviria para arrecadar dinheiro para a Spinal Cord Injuries Australia, uma ONG australiana que ajuda a pagar pelos tratamentos de pacientes com lesões espinhais. 

Em 2023 irei para o Nepal, para ver e estar no Monte Everest, mostrando quão distante estou da época em que lutava contra lesões traumáticas e os dias baixos e sombrios da depressão. Uma façanha ambiciosa com a qual eu nunca teria sonhado, ou pensado ser possível depois de uma vez ter dito que eu não seria capaz de andar", afirmou Kennison em sua página oficial do Facebook, a 'Just Giving'. 

"Vou aproveitar ao máximo a minha vida e parte disso envolve ajudar outras pessoas que tiveram suas vidas mudadas instantaneamente devido a lesões na medula espinhal. Eles não devem ser esquecidos; eles devem ser ajudados", concluiu ele ainda na ocasião. 

O acidente 

Um dos fatores que torna o monte Everest tão perigoso, vale mencionar, é a sua altura sem precedentes. Isso, pois, após um ser humano ultrapassar os 2,4 mil metros acima do nível do mar, onde existe menor pressão atmosférica e o oxigênio é escasso, ele começa a sofrer da chamada "doença de altitude", que pode causar dor de cabeça, cansaço, confusão e outros sintomas. 

Ainda segundo relatado pelo The Guardian, Kennison teria passado a apresentar um comportamento estranho durante a descida da montanha, a certo ponto se recusando a deixar um dos acampamentos. 

A altura naquele momento era de 8,4 mil metros acima do nível do mar, e os cilindros de oxigênio levados pela expedição para garantir que eles continuassem respirando normalmente estavam chegando ao fim, de forma que os guias turísticos que acompanhavam o australiano desceram sozinhos para o acampamento seguinte a fim de buscar mais destes objetos fundamentais. 

Eles foram, no entanto, impedidos de voltar a tempo devido a uma deterioração das condições climáticas no Everest. Esse atraso no resgate de Kennison, infelizmente, foi o suficiente para que ele fosse a óbito. 

Ele chegou ao topo deste mundo, mas infelizmente não voltou para casa", lamentou a família do homem em uma publicação realizada também no Facebook.