Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Everest

Pela 27ª vez, ‘homem do Everest’ escala maior montanha do mundo e bate novo recorde

O nepalês Kami Rita Sherpa escalou a gigantesca montanha pela primeira vez em 1994 e coleciona recordes

Redação Publicado em 17/05/2023, às 16h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O alpinista nepalês Kami Rita Sherpa - Reprodução / Vídeo
O alpinista nepalês Kami Rita Sherpa - Reprodução / Vídeo

Nesta quarta-feira, 17, o alpinista nepalês Kami Rita Sherpa alcançou o topo do Monte Everest, a maior montanha do mundo, pela 27ª vez, batendo um novo recorde. O homem bateu esse recorde pela primeira vez em 2018, quando escalou a montanha pela 22ª vez. No entanto, a primeira vez que ele fez isso foi, na verdade, em 1994, enquanto trabalhava em uma expedição comercial.

Kami possui mais de duas décadas como guia no local e, desta vez, alcançou a surpreendente marca de subir os 8.849 metros pela 27ª vez enquanto guiava um alpinista vietnamita, conforme informado por Mingma Sherpa, da empresa Seven Summit Treks. Famoso como “o homem do Everest”, Sherpa nasceu em Thame, um vilarejo do Himalaia que é berço de diversos alpinistas de grande sucesso, assim como o homem que agora se consolidou como recordista mundial.

Seu pai e irmão também trabalhavam como guias de montanha, de acordo com a RFI, via UOL. "Os recordes não foram atingidos com a intenção de fazê-los, mas como parte do meu trabalho como guia", declarou Sherpa.

Outro recorde

Quase todos os anos, Sherpaescala o Everest, geralmente liderando a primeira equipe que fixa as cordas a fim de abrir o caminho até o pico do que é conhecido como o topo do planeta. Ainda nesta quarta-feira, o guia britânico Kenton Cool também chegou ao cume da montanha, mas pela 17ª vez.

Kenton também ampliou o recorde de maior número de escaladas ao monte para um não-nepalês. O Nepal possui 8 das 10 montanhas mais altas do mundo e recebe centenas de alpinistas durante a temporada de escalada na primavera, ou seja, quando é outono no Brasil.