Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Gaza

Hospitais de Gaza registram mortes de crianças por fome

Jornais destacam que cerca de 1,1 milhão de pessoas estão agora sem acesso a alimentos em Gaza e crianças estão morrendo devido à fome

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 21/03/2024, às 10h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de RockYourCradle por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de RockYourCradle por Pixabay

A Faixa de Gaza enfrenta uma situação cada vez mais catastrófica, sendo descrita como um território "inabitável" pela imprensa francesa, que reporta nesta quinta-feira, 21, dados alarmantes sobre a fome e a destruição na região palestina. Jornais destacam que 1,1 milhão de pessoas estão agora sem acesso a alimentos no enclave.

O jornal Le Parisien acompanhou o árduo trabalho da ONG Socorro Islâmico da França durante os primeiros dias do Ramadã, o mês sagrado muçulmano, em sua maior operação de distribuição de alimentos até o momento, visando alimentar cerca de 100 mil pessoas na região.

Entretanto, Le Parisien ressalta que o desafio é imenso, com mais de um milhão de pessoas enfrentando uma crise alimentar catastrófica em Gaza, segundo dados da ONU. Nos hospitais locais, mortes de crianças por inanição têm sido registradas, como destaca a agência RFI.

Cenário catastrófico

O jornal La Croix destaca em sua capa uma imagem dos escombros da cidade de Deir Al-Balah, no centro do enclave, após um ataque aéreo ocorrido em 7 de março. Para o diário, Gaza é um território devastado pela incessante ofensiva israelense em resposta aos ataques de grupos extremistas contra Israel desde outubro de 2023.

La Croix apresenta um mapa ilustrando a extensão da destruição na Faixa de Gaza, onde quase 55% dos edifícios foram arrasados. A capital, Gaza, sofreu o maior impacto, com quase 74% das construções reduzidas a escombros pelos bombardeios.