Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Humanos já usavam arco e flecha há 54 mil anos na Europa, conclui estudo

Anteriormente à pesquisa, a evidência mais antiga do uso da arma em território europeu tinha apenas 12 mil anos

Ingredi Brunato Publicado em 23/02/2023, às 13h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia mostrando réplicas de flechas antigas confeccionadas pelos cientistas - Divulgação/ Ludovic Slimak
Fotografia mostrando réplicas de flechas antigas confeccionadas pelos cientistas - Divulgação/ Ludovic Slimak

Uma pesquisa publicada no Science Advances na última quarta-feira, 21, descobriu que as populações de Homo sapiens que viviam na Europa há aproximadamente 54 mil anos usavam arco e flecha para caçar animais. 

Para chegar à conclusão, os cientistas analisaram mais de 300 pontas de flechas encontradas em uma gruta do Vale do Rio Ródano, que atravessa a Suíça e da França.

Fotografia do vale citado / Crédito: Divulgação/ Ludovic Slimak 

Um detalhe relevante é que a maioria desses artefatos possuía um aspecto pequeno e delicado — características que combinam mais com flechas criadas tendo em mente a propulsão e energia cinética próprias de um arco, e não tão condizentes com as pontas que adornam a extremidade de lanças. 

Experimento

Fotografias de algumas das pontas de flecha analisadas / Crédito: Divulgação/ Ludovic Slimak 

Após confeccionarem algumas dezenas de réplicas dos objetos pontiagudos, assim como de arcos e lanças primitivos, os pesquisadores chamaram um arqueiro experiente para fazer lançamentos contra uma carcaça de cabra, segundo informado pela CNN. 

O teste mostrou que flechas atiradas apenas com a mão não conseguiam cortar a carne, as arremessadas com lanças tinham um maior nível de sucesso, e já aquelas que partiam de um arco, por sua vez, possuíam o melhor desempenho. 

Réplicas feitas pelos cientistas / Crédito: Divulgação/ Ludovic Slimak 

Assim, embora a escavação não tenha descoberto arcos, é possível presumir que as populações de humanos primitivos que habitavam o local há 54 mil anos os utilizavam para derrubar animais, o que poderia inclusive lhes ter fornecido uma vantagem em relação aos neandertais que também viviam na Europa naquele período, conforme especulado pelo artigo científico. 

Um detalhe que torna essa descoberta particularmente relevante é o fato que, anteriormente a essa pesquisa, a mais antiga evidência da utilização de arco e flecha na Europa datava de apenas 12 mil anos atrás. Na África, por outro lado, vale mencionar que os vestígios do uso dessas armas remontam a 64 mil anos atrás. 


+ Confira o estudo na íntegra clicando aqui.