Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Ibaneis Rocha, governador afastado do DF, diz respeitar e confiar na Justiça

Ibaneis Rocha é governador do Distrito Federal e foi afastado após invasão à Praça dos Três Poderes

Éric Moreira sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 09/01/2023, às 15h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal recém-afastado do cargo - Foto por Agência Brasília pelo Wikimedia Commons
Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal recém-afastado do cargo - Foto por Agência Brasília pelo Wikimedia Commons

Depois da invasão à Praça dos Três Poderes, em Brasília, por terroristas anti-democráticos bolsonaristas, ocorrida no último domingo, 8, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MBL) foi afastado do cargo, suspeito de saber do ato e não tomar medidas preventivas adequadas. Nesta segunda-feira, 9, ele veio a público pela primeira vez desde então.

Em nota publicada em seu Twitter, ele afirmou respeitar a determinação de seu afastamento de 90 dias — feito pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes —, e que irá aguardar "com serenidade" qualquer decisão referente a sua responsabilidade e ligação com os atos terroristas do último domingo.

Além disso, como informado pelo UOL, a nota também expressa que o governador afastado não esperava que o ato bolsonarista tomasse as proporções que tomou, e opinou que as cenas vistas seriam de "barbarismo", para ele. Confira a publicação:

Afastamento de Ibaneis Rocha

Na madrugada desta segunda-feira, ainda conturbada no Planalto após a invasão de domingo, o ministro Alexandre de Moraesafastou oficialmente o governador Ibaneis Rocha, do Movimento Brasil Livre (MBL), após considerar que ele teria agido com descaso e conivência sobre a invasão à Praça dos Três Poderes.

Vale lembrar ainda que, durante toda a confusão da tarde de ontem, prédios e obras de arte expostas foram depredados e danificados, tanto no Congresso Nacional quanto no Palácio do Planalto e no Supremo Tribunal Federal.

O advogado-geral da União, Jorge Messias, afirmou ainda em nota que a decisão tomada por Alexandre de Moraes é "necessária e indispensável ao restabelecimento da normalidade institucional". Agora, quem está ocupando o cargo de governador do Distrito Federal é a vice de Ibaneis, Celina Leão (PP).