Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Civilizações

Impressionante estátua de Deus do Sol é revelada por acaso em universidade na Índia

A bem preservada figura em pedra de Surya, deus do Império de Pala, foi encontrada durante uma obra no interior da instituição. Confira a imagem!

André Nogueira Publicado em 28/01/2020, às 10h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem representativa de Surya - Wikimedia Commons
Imagem representativa de Surya - Wikimedia Commons

Obras realizadas em um escritório na Cotton University, localizado em Guwahati, Índia, revelou uma instigante imagem, esculpida num monólito, de Surya, o Deus do Sol do Império de Pala. O achado, cuja “estrutura é lindamente esculpida e impecável”, surpreendeu a todos, medindo 91 cm e pesando mais de 200 kg, e confirma que região foi ocupada por antiga civilização.

A estátua estava a poucos metros de profundidade, e provavelmente foi esculpida entre os séculos 9 e 12. Depois de desenterrada, a figura foi vistoriada pela diretora geral de arqueologia da instituição, Deepi Rekha Kouli, que confirmou se tratar do Deus Sol. Existe a presença de figurações clássicas como uma carruagem de sete cavalos e flores de lótus nas mãos.

Deus do Sol dos palas / Crédito: Cotton University

"Precisamos tomar posse da escultura. Um pedido foi feito à autoridade da universidade para examinar a área circundante", afirmou a pesquisadora em entrevista ao Times of India, confirmando que mais escavações serão necessárias. "Solicitamos à CU para permitir que nossos especialistas realizem escavações científicas para que, se houver mais dessas estruturas, elas não sejam danificadas", adicionou Ranjana Sharma, vice-diretora de Arqueologia.

Diversos materiais da antiguidade estão sendo desenterrados no local, o que incentiva um maior investimento na área. O engenheiro executivo da universidade, Rajib L. Sarmah, afirmou que a instituição não tem total noção da preservação arqueológica do local, mas que “a administração da universidade continuará a realizar o trabalho de acordo com as instruções do departamento de arqueologia".