Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Impressora 3D

Impressora 3D promete substituir fogões e micro-ondas no preparo de alimentos

Cheesecake impresso e cozido a laser é amostra do futuro da culinária em um mundo repleto de máquinas

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 23/03/2023, às 09h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cheesecake feito por impressora 3D - Divulgação / Jonathan Blutinger / Columbia Engineering
Cheesecake feito por impressora 3D - Divulgação / Jonathan Blutinger / Columbia Engineering

A criação de sobremesas elaboradas pode ser feita quase do zero com o uso de uma impressora 3D recentemente apresentada, eliminando a necessidade de fogões e micro-ondas. A máquina, que imprime e cozinha a laser um cheesecake de sete camadas com ingredientes como banana, geleia e manteiga de amendoim, foi desenvolvida pela Universidade de Columbia

Segundo informações do g1, embora a tecnologia de impressão de alimentos exista desde 2005, os cientistas estão se esforçando para ampliar as possibilidades de ingredientes utilizados na máquina, que geralmente são limitados a alguns poucos crus e não muito apelativos.

Os engenheiros afirmam que um dos benefícios é a capacidade de controlar milimetricamente o conteúdo das refeições a partir do uso de cartuchos de alimentos na impressora.

No entanto, existem algumas deficiências, como o preço elevado (impressoras mais simples custam a partir de R$ 1.600) e a pobreza em nutrientes dos alimentos impressos, que são considerados processados e contêm tintas comestíveis adicionadas.

Controle da nutrição

A professora Christen Cooper, especialista em nutrição e dietética da Pace University, afirma que a impressão 3D produzirá alimentos processados, porém pode existir uma vantagem para algumas pessoas: "melhor controle e adaptação da nutrição — nutrição personalizada".

"Também pode ser útil tornar os alimentos mais atraentes para aqueles com distúrbios da deglutição", completou Cooper no comunicado oficial da Universidade de Columbia sobre o lançamento.