Notícias » Ásia

Incêndio em refinaria de petróleo espalha feridos em ilha na Indonésia

Segundo testemunhas, uma explosão foi ouvida com bastante intensidade a quilômetros de distância da instalação

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 29/03/2021, às 08h14

Imagens amadoras registram fogo em petrolífera indonésia
Imagens amadoras registram fogo em petrolífera indonésia - Divulgação/Twitter

Um grande incêndio iniciado na noite do último domingo, 28, resultou em várias pessoas feridas em um dos maiores complexos petrolíferos da Indonésia, localizada em Balongan, oeste da ilha de Java, a 200 quilômetros da capital Jacarta, como informou o portal UOL.

A agência de gestão de catástrofes do país asiático já contabilizou cinco pessoas feridas em estado grave, 15 com ferimentos leves e três desaparecidos, além de milhares de moradores que foram orientados a evacuarem suas casas pelo receio constante de novas explosões e alta sensação térmica na região.

Testemunhas locais acrescentaram que uma explosão foi ouvida com bastante intensidade a quilômetros de distância da instalação, chegando a ter o céu completamente avermelhado e, logo em seguida, formando um muro de cinzas.

De acordo com o The Jakarta Post, Nicke Widyawati, diretora-geral da Pertamina, empresa petroleira que controla as instalações, afirmou que não possuem informações sobre o início do fogo, mas que ele iniciou durante uma forte tempestade com raios: "Interrompemos as operações para evitar a propagação do fogo (...) e estamos fazendo todo o possível para controlar as chamas".