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Notícias / Economia

Inflação e crise econômica fazem brasileiros trocarem refeições por salgados

Pesquisa que abrange o período de 2019 a 2022 mostra que brasileiros mais pobres comeram menos refeições completas e mais lanches

Eduardo Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 09/03/2023, às 18h04

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Salgadinhos de festa tradicionais do Brasil - Divulgação/Fabiano Panisson/Pixabay
Salgadinhos de festa tradicionais do Brasil - Divulgação/Fabiano Panisson/Pixabay

A inflação e a crise econômica que acometeram o Brasil nos últimos anos fizeram com que os brasileiros piorassem seus hábitos alimentares, segundo um estudo produzido pela Kantar, empresa de dados e consultoria.

Segundo a pesquisa, os brasileiros têm trocado refeições completas por "snacks", ou seja, lanches rápidos e de menor custo, como salgadinhos industrializados de pacote e salgados prontos, como coxinhas, kibes e esfihas.

O levantamento, que usou dados de 2019 a 2022, mostrou que as classes mais pobres foram as mais afetadas pelo fenômeno de trocar uma refeição por um lanche. Segundo a pesquisa da Kantar, o consumo de "snacks" entre as pessoas que se alimentam fora de casa aumentou, especialmente, nas classes D e E, que foram as mais responsáveis pelo aumento geral.

Entre 2019 e 2022, o consumo de lanches e salgados ao invés de refeições completas aumentou 35,7% entre as pessoas das classes D e E.

Crise

Em 2019, salgados prontos eram a preferência de 11% da população. O número cresceu para 15% dos entrevistados em 2022. No mesmo período, as refeições completas caíram de 7% para 4%. 

Foram entrevistadas 4 mil pessoas de todo o Brasil, segundo informações do G1. Enquanto os salgados e "snacks" crescem como opção, especialmente para o café da manhã e para o lanche da tarde, o consumo de refeições completas no almoço sofreu uma retração de 61% no período da pesquisa.

Ao G1, o gerente sênior de consumo fora do lar da Kantar, Hudson Romano, afirmou que "a crise está afetando mais o consumidor humilde".

Os números mostram que essa movimentação vai além dos momentos de lanche. O maior foco, agora, está em matar a fome. O consumidor vem usando o salgado – que antes era muito atrelado a sabor e hábito – como forma de se saciar com produtos mais baratos", explicou Hudson sobre as tendências de alimentação no Brasil.