Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia

Influenciadora de beleza russa pode ser presa por usar Instagram

A jovem de 18 anos foi avisada de que havia violado a legislação da Rússia por estar na rede social

Redação Publicado em 22/09/2022, às 14h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Veronika Logonova, influenciadora de beleza russa - Divulgação/ Instagram/ Arquivo Pessoal
Fotografia de Veronika Logonova, influenciadora de beleza russa - Divulgação/ Instagram/ Arquivo Pessoal

A jovem Veronika Logonova, uma influenciadora digital russa de apenas 18 anos que cria conteúdos a respeito de beleza, moda, empreendedorismo e saúde mental, teve sua família notificada pelas autoridades da Rússia que ela estava violando a lei do país por usar o Instagram. 

Atrair usuários para as redes sociais Facebook e Instagram, bem como postar materiais lá, incluindo publicidade, pode ser considerado como uma forma de participação nas atividades de uma organização extremista e induzir um círculo indefinido de pessoas a participar dela", dizia o aviso, que foi levado por agentes de Justiça até sua casa. 

Felizmente, na ocasião, ela fazia uma viagem a Paris, de forma que ficou sabendo do desdobramento através de uma ligação telefônica com sua mãe. 

Logonova, que nunca usou sua plataforma para falar de política para seus 500 mil seguidores, pode receber até 6 anos de prisão simplesmente por utilizar o Instagram caso seja considerada culpada pela "violação". 

Censura 

Em reação ao episódio, a jovem buscou a ajuda da Roskomsvoboda, uma ONG russa que auxilia indivíduos na defesa de seus direitos digitais, e ainda denunciou o ocorrido através de suas redes sociais, conforme repercutido pelo Metro.uk. 

Qualquer dia os promotores podem vir à sua casa. Nunca toquei em política e agora enfrento seis anos de prisão por ter uma conta no Instagram. Bom dia, você acordou na Rússia. E não é costume falarmos sobre isso, mas eu vou falar", afirmou ela em uma publicação.