Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Intrigante estátua do século 17 é descoberta por acidente na Índia

Segundo as análises iniciais, o artefato de pedra remonta à era em que a região estava sob o domínio do Império Vijayanagara; entenda!

Redação Publicado em 29/12/2023, às 13h10 - Atualizado em 01/01/2024, às 10h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem mostrando fotografia da pedra inteira, e de parte dela - Divulgação/ ASI
Montagem mostrando fotografia da pedra inteira, e de parte dela - Divulgação/ ASI

Em Kampli, uma cidade indiana localizada na porção sudoeste do território do país, trabalhadores agrícolas fizeram um achado arqueológico acidental: eles encontraram uma estátua antiga enterrada no solo. 

Assim, o grupo contatou o Serviço Arqueológico da Índia (ASI) a fim de que o artefato fosse analisado por pesquisadores. Se tratava de uma estátua de pedra que, segundo as análises iniciais, remonta ao século 17. 

No período, o chamado Império Vijayanagara, que consistia em uma monarquia hindu, controlava a região sul e sudeste da Índia. Ele prosperou entre os séculos 14 e 16 — portanto, durante o fim da Idade Média e início da Idade Moderna. 

Mais detalhes

A estátua recém-descoberta mostra uma cena curiosa: duas mulheres de pé, com uma delas empunhando armas. Sharanbasappa Kulkar, pesquisador do ASI, comentou o achado, conforme repercutiu o New Indian Express: 

A estátua parece uma mulher comemorando com outra pessoa armada e com uma das mãos machucada", apontou. 

Vale destacar que a relíquia ainda será submetida a outros testes — como a datação em radiocarbono — para que mais detalhes possam ser extraídos dela. 

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!