Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Iraque: Estátua de touro alado é encontrada por arqueólogos

Especialistas estimam que a figura de 18 toneladas tenha ao menos 2.700 anos

Redação Publicado em 25/10/2023, às 16h34 - Atualizado em 26/10/2023, às 18h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Escultura de divindade assíria encontrada no Iraque - Reprodução/Vídeo/YouTube/AFP Português
Escultura de divindade assíria encontrada no Iraque - Reprodução/Vídeo/YouTube/AFP Português

Uma expedição arqueológica no norte do Iraque revelou a escultura de uma divindade assíria alada com mais de 2.700 anos, cujo corpo foi encontrado intacto, embora sua cabeça tenha sido roubada por saqueadores décadas antes.

De acordo com especialistas, a face do objeto foi levada por contrabandistas em 1990. Após ter sido encontrada em pedaços, a mesma foi reconstruída pelos colaboradores do Museu Nacional do Iraque. 

Pascal Butterlin, arqueólogo francês que liderou a escavação realizada em parceria com especialistas europeus e iraquianos, comentou a descoberta: “Nunca desenterrei algo tão grande em minha vida”.

A estátua de alabastro de gesso mede 3,8 metros de altura por 3,9 metros de comprimento, além de pesar cerca de 18 toneladas. Esta peça retrata uma divindade chamada lamassu, que possui uma cabeça humana e corpo de touro com asas.

Conforme repercutido pelo portal Folha de Pernambuco, Butterlin também explicou que estátuas deste tipo costumam ser encontradas apenas no Egito e em Camboja. Ele também destacou que “a atenção aos detalhes é incrível”. O francês atua na Universidade Paris I Sorbonne como professor de arqueologia da Antiguidade de Oriente Médio. 

Contexto histórico

Especialistas acreditam que a escultura foi produzida em meio ao mandato do rei assírio, Sargão II, que governou entre 722 e 705 a.C., visando proteger uma cidade no norte do Iraque. Butterlin também explicou que, para a mitologia, esta divindade “era um dos monstros que foi dominado e domesticado”.