Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Irlandeses fazem vaquinha para agradecer brasileiro que impediu ataque

Caio Benício ficou famoso esta semana ao impedir ataque em escola de Dublin, na Irlanda; vaquinha já arrecadou mais de R$ 1 milhão

Redação Publicado em 25/11/2023, às 12h08 - Atualizado às 12h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Caio Benício utilizada em vaquinha - Divulgação/GoFundMe
Fotografia de Caio Benício utilizada em vaquinha - Divulgação/GoFundMe

Caio Benício é um brasileiro que vive na Irlanda há cerca de um ano, trabalhando como motoboy. Porém, foi depois da última quinta-feira, 23, que ele ficou famoso no país, depois de impedir um ataque em uma escola na cidade de Dublin.

Na ocasião, Caio estava trabalhando, em meio a uma entrega, quando avistou uma confusão entre um homem e uma mulher. A princípio, ele pensou ser uma briga de casal, mas depois percebeu que o homem estava com uma faca, e que os dois adultos puxavam uma criança, então ele desceu da moto, tirou o capacete e interviu: com um golpe, derrubou o agressor.

Infelizmente, quando o motoboy agiu, já haviam cinco pessoas feridas — das quais, três são crianças —, mas a ação impediu que o caso se tornasse mais grave e, por isso, Benício vem sendo chamado de herói desde então. E uma forma de agradecimento organizada pelos irlandeses após isso foi uma vaquinha virtual no site GoFundMe.

De acordo com o g1, a vaquinha foi aberta na sexta-feira, 24, com uma meta inicial de arrecadas 200 mil euros. Porém, no momento, o valor já foi ultrapassado, e já foi arrecadado mais de 330 mil euros, o que, quando convertido para o real, se torna impressionantes R$ 1,7 milhão. O nome da campanha é "compre uma cerveja para Caio Benicio", e já foi apoiada por mais de 31 mil pessoas.

Caio Benício / Crédito: Reprodução/Vídeo/YouTube/@irishmirroryt

Entenda o caso

Em entrevista ao g1, Caio Benício explicou que trabalha como entregador na Irlanda, e estava passando em frente a uma escola quando avistou uma briga na calçada. "Eu achei, a princípio, que fosse uma briga normal com um homem e uma mulher. Depois eu fiquei sabendo que ela era professora da escola. Eles estavam brigando e puxando uma garotinha", conta.

Então, ele diminuiu a velocidade para ver melhor o que estava acontecendo, até que viu o homem agarrar a menina e puxar uma faca. "Eu parei a moto e o vi esfaqueando a menininha no peito. Eu não tive tempo de pensar. Fui para cima, tirei o capacete, até para me proteger, e acertei com o capacete na cabeça e ele caiu."

A criança, conta o brasileiro, parecia ter cerca de cinco anos de idade, e agora está internada. Depois do ocorrido, ele foi considerado por muitos como um herói, o que ele não concorda: "Acho que a atitude que eu tive foi de instinto. Quem tem filho, criança, faria o mesmo. Você vê um cara grandão, com uma faca, com uma menininha de 5 anos... Qualquer um faria o que eu fiz. Eu estava no lugar certo, na hora certa"; ele ainda destaca a coragem da professora que lutou contra o agressor para tentar proteger a criança.

Até o momento, autoridades irlandesas não determinaram as verdadeiras motivações do crime. O que se sabe, porém, é que o agressor é um estrangeiro, e que o governo não vê relação com um possível ataque terrorista. Porém, o ataque desencadeou uma série de manifestações anti-imigração no país.