Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Vulcão

Islândia: Após 1.400 tremores em 24 horas, o país pode enfrentar erupções vulcânicas

Autoridades do país recomendaram a evacuação de seus cidadãos; última erupção, em 2021, se estendeu por seis meses

Redação Publicado em 11/11/2023, às 10h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vulcão em erupção em Grindavík, Islândia - Getty Images
Vulcão em erupção em Grindavík, Islândia - Getty Images

Neste sábado, 11, o governo da Islândia declarou estado de emergência em uma cidade turística do país. Após o registro de 1.400 terremotos em 24 horas, as autoridades emitiram ordens de evacuação, pois, a qualquer momento, a série de tremores pode culminar em erupções vulcânicas.

Um comunicado emitido pelo Escritório Meteorológico da Islândia orienta os residentes da cidade costeira de Grindavík a fugirem do local, em razão das atividades sísmicas detectadas 5 quilômetros abaixo da superfície da Península de Reykjanes.

Há indicações de que uma quantidade considerável de magma está se movendo em uma área perto do vulcão Fagradalsfjall. A quantidade de magma envolvida é significativamente maior do que a observada nas maiores intrusões de magma associadas às erupções em Fagradalsfjall", afirmou a nota oficial sobre o vulcão, localizado a 40 quilômetros de Reykjavik, a capital do país. 

Conforme repercutido pelo portal do New York Post, os especialistas apontaram que os tremores das últimas horas são "muito semelhantes" à atividade sísmica registrada no mês que antecipou a erupção deste mesmo vulcão em 2021, que se estendeu por seis meses. 

Detalhes

A atividade sísmica começou no último dia 25 de outubro, gerando centenas de pequenos terremotos diariamente. Desde então, segundo o Escritório Meteorológico da Islândia, o solo da região aumentou em 9 centímetros. 

Somente em um período de 24 horas, entre quarta-feira, 8, e quinta-feira, 9, foram registrados dois tremores de magnitude superior a 5 e outros sete com magnitude de 4,5 na escala de Richter.

As autoridades afirmam que existe a possibilidade da erupção ocorrer a 3 quilômetros do spa geotérmico Lagoa Azul, uma das principais atrações turísticas do país. Como uma forma de precaução, o estabelecimento decidiu fechar temporariamente. Embora fortemente recomendada, a evacuação de civis não é obrigatória.

Atualmente, não há sinais de que a atividade sísmica esteja se tornando mais superficial. No entanto, a situação pode mudar rapidamente e não é possível excluir um cenário envolvendo uma erupção produtora de lava na área a noroeste de Thorbjorn", concluiu o comunicado.