Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Leonardo Da Vinci

Itália: Governo cogita compra de suposta obra de Leonardo Da Vinci

Nesta segunda-feira, 6, o Ministério da Cultura da Itália demonstrou conhecimento sobre obra atribuída a Leonardo da Vinci

Redação Publicado em 06/11/2023, às 19h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pintura do rosto de Leonardo da Vinci - Reprodução / Wikimedia Commons
Pintura do rosto de Leonardo da Vinci - Reprodução / Wikimedia Commons

Nesta segunda-feira, 6, o Ministério da Cultura da Itália informou que tem conhecimento da descoberta de um esboço atribuído a Leonardo da Vinci. Na ocasião, a pasta informou que caso a obra seja autêntica, haverá um interesse de compra por parte do governo local. 

O esboço em questão, que se encontra na França, teve a recusa do proprietário para uma venda ao Louvre. O caso seguiu para a Justiça do país, entretanto, o Ministério da Cultura francês e o museu localizado em Paris foram derrotados no processo. 

Além disso, conforme o jornal Le Monde, o tribunal administrativo de Paris, que estava em julgamento recentemente, tomou a decisão de que o desenho poderá ser vendido por meio de um leilão, e deu ordens para que a França oferecesse um certificado de exportação ao proprietário. 

Em nota, a pasta italiana comentou: "Estamos acompanhando com 'grande atenção' e serão os especialistas - e na Itália temos especialistas muito confiáveis - que dirão se é realmente de Leonardo e definirão o valor", e completa:

Se for confirmada a atribuição do desenho ao gênio italiano e se a obra realmente for a leilão, o Ministério, através dos órgãos competentes, verificará todos os caminhos possíveis, inclusive com o envolvimento de sujeitos privados e mecenas, para fazer uma oferta de compra correta e ponderada, e destinar a obra a um grande museu público italiano". 

Segundo repercutiu o portal de notícias do UOL, com informações da ANSA Brasil, a obra descoberta em 2016 tem estimativas levantadas pela imprensa que pode valer cerca de 15 milhões de euros.  

Outros detalhes 

Com a descoberta, o Ministério da Cultura francês afirmou que o desenho representaria "um novo elemento no conhecimento da evolução da composição entre a série de São Sebastião e das experiências científicas de Leonardo da Vinci".