Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / População japonesa

Japão bate novo recorde de pessoas centenárias — e população com mais de 80 anos já ultrapassa os 10%

Conforme dados divulgados pelo governo japonês, o país asiático conta com mais de 92 mil centenários

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 18/09/2023, às 11h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de Silviu on the street por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de Silviu on the street por Pixabay

O Japão atingiu um marco demográfico significativo, registrando pela primeira vez que 10% de sua população tem mais de 80 anos, enquanto também quebrou seu próprio recorde de centenários, com mais de 92 mil indivíduos, dos quais a maioria é composta por mulheres.

Os dados, divulgados pelo governo japonês, indicam que aproximadamente 29,1% da população do país agora tem mais de 65 anos, o que equivale a 36,23 milhões de pessoas. O Ministério do Interior afirmou, segundo informações do portal O Globo, que o Japão possui a maior proporção de idosos do mundo, superando nações como a Itália (24,5%) e a Finlândia (23,6%).

Tendências

É importante destacar que o Instituto de Investigação sobre a População e a Segurança Social do Japão estima que, até 2040, a parcela de pessoas com mais de 65 anos representará 34,8% da população japonesa. Essa tendência reflete o rápido envelhecimento do país, que já possui uma taxa de 73,74 centenários a cada 100 mil habitantes.

Além disso, os dados revelam que, dos 124 milhões de habitantes do Japão, cerca de 20 milhões têm mais de 75 anos, o que corresponde a 16,1% da população total, e 12,59 milhões têm mais de 80 anos, totalizando 10,1% da população. A pessoa mais idosa do Japão é uma mulher chamada Fusa Tatsumi, com 116 anos, residente na província de Osaka, no oeste do país.