Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Dona Josefa

Morre idosa brasileira de 121 anos que poderia ser a pessoa mais velha do mundo

Nascida em fevereiro de 1902, Dona Josefa era avaliada pelo Guinness Book para ser a pessoa mais velha do mundo

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 28/02/2023, às 09h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dona Josefa tinha 121 anos - Reprodução/Video
Dona Josefa tinha 121 anos - Reprodução/Video

Na última segunda-feira, 27, foi confirmada a morte de Josefa Maria da Conceição, moradora do município de Pilar, em Maceió, Alagoas. Nascida em fevereiro de 1902, portanto, aos 121 anos, ela era avaliada pelo Guinness Book para ser a pessoa mais velha do mundo

A morte da ex-agricultora, conhecida popularmente como Dona Josefa, se deu em sua casa, segundo informou seu médico particular, Renato Rezende, ao UOL. A idosa estava acamada desde a última semana e recebia cuidados constantes de sua família e da equipe médica do “Melhor Casa” — programa de assistência social que dá assistência médica de forma residencial. 

Rezende deu mais detalhes sobre como era a situação de saúde de Dona Josefa: "Ela era uma pessoa muito humilde, que ultimamente vivia deitada e já há algum tempo não ia se consultar. Estava há algum tempo sem querer se alimentar."

Dona Josefa

Segundo o UOL, Dona Josefa teve 22 filhos, sendo que apenas quatro ainda estão vivos — dois deles, aliás, viviam com ela. Sobre a quantidade de netos, até mesmo a família se perde nas contas: “Na faixa de 45, por aí”, aponta Miquesia Kastyuscia Lima da Silva, de 14 anos, a neta mais nova de Josefa Maria Conceição

A jovem ainda falou sobre a notícia da morte da avó em meio a análise do Guinness sobre o recorde quebrado pela idosa. "Estamos todos muito abatidos com a morte hoje".

A prefeitura da Pilar, por meio de um comunicado divulgado à imprensa, informou que o velório de Dona Josefa aconteceu em sua própria residência e que o sepultamento está marcado para acontecer na manhã desta terça-feira, 28, no cemitério Frei Damião. 

Josefa testemunhou grande parte da história do município e ficará para sempre na memória dos pilarenses. A administração municipal e todos os seus gestores e servidores expressam condolências aos familiares e amigos nesse momento de dor", disse a prefeitura na nota.