Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

'Bijuterias' da Idade do Bronze são descobertas por acaso na Suíça

Os artefatos foram encontrados embaixo de uma plantação de cenouras; entenda!

Redação Publicado em 19/10/2023, às 10h25 - Atualizado em 20/10/2023, às 10h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia dos artefatos descobertos - Divulgação/ Canton of Thurgau
Fotografia dos artefatos descobertos - Divulgação/ Canton of Thurgau

Na Suíça, uma série de joias da Idade do Bronze foram encontradas em uma plantação de cenouras por um detectorista de metais que havia sido contratado pelo proprietário do terreno para retirar sucata do local.

O achado arqueológico foi feito no último mês de agosto, consistindo em um colar, dois anéis em formato de espiral, cerca de uma centena de minúsculas contas de âmbar, um dente de tubarão, um dente de urso e uma ponta de flecha. 

A primeira joia, em particular, chamou atenção por seus detalhes: o cordão era decorado com curiosos 14 discos de bronze, conforme repercutiu o Live Science. Além disso, foram incluídas estruturas descritas como "separadores" entre cada pingente para criar um espaço entre eles. 

Após perceber que não havia simplesmente desenterrado lixo, e sim artefatos de potencial valor histórico, Franz Kahn, o responsável pela descoberta, contatou os órgãos públicos de arqueologia da região.

Os objetos antigos foram então identificados como "bijuterias típicas" de sua época, sendo usados com frequência pelas mulheres que viviam na área em 1500 a.C.

Ainda de acordo com o Live Science, outro detalhe interessante é que os pesquisadores que analisaram o antigo tesouro acreditam se tratarem de bens funerários, isso é, artefatos enterrados junto de restos mortais. Não foram descobertos ossos no local, porém é possível que esse material, por ser orgânico, simplesmente tenha se desintegrado devido à ação do tempo. 

Vale mencionar ainda que as relíquias estão atualmente sendo submetidas a um processo de restauração para serem incluídas em uma exposição do Museu de Arqueologia de Frauenfeld.