Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Dentes

Jovem com dentes 'transparentes' faz implante e ganha novo sorriso

Mihaley Grace, de 19 anos, sofre com osteogênese imperfeita, o que faz seus dentes parecerem transparentes

Éric Moreira Publicado em 12/09/2022, às 11h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotos mostrando o antes e o depois de implante nos dentes de Mihaley Grace - Reprodução/TikTok @mihaley.olivia.grace
Fotos mostrando o antes e o depois de implante nos dentes de Mihaley Grace - Reprodução/TikTok @mihaley.olivia.grace

Mihaley Grace é uma jovem estadunidense de 19 anos que sofre com uma condição genética rara: a osteogênese imperfeita. A doença é caracterizada por enfraquecer os ossos do afetado, e isso foi o que causou o problema dos dentes da moradora do estado de Oklahoma.

Recentemente, no entanto, Mihaley apareceu em seu TikTok e compartilhou um vídeo em que passam imagens do seu antes e depois de um procedimento cirúrgico nos dentes, o que veio a transformar sua vida e autoestima. Confira:

@mihaley.olivia.grace#greenscreen a little bit of my journey #denturesatayoungage#fyp♬ where is my mind - jewel :*

Durante sua infância, a jovem sempre acreditou que, com o tempo, seus dentes se fortaleceriam — mas, pelo contrário, ao longo dos anos a situação só piorou. Aos 15 anos, ela começou a sofrer bullying e era chamada de "dentes de tubarão", além de ter começado a sentir dores até mesmo ao comer, como informado pela UOL.

Após quatro anos tentando encontrar um cirurgião que trabalhasse com alguém com osteogênese imperfeita, eu finalmente encontrei um. Em dezembro de 2021, ele colocou uma prótese completa, aos 19 anos. Não poderia ser mais grata", comenta Grace em publicação no seu TikTok.

Receio dos médicos

A osteogênese imperfeita, condição rara que assola Mihaley Grace, é uma doença hereditária e rara, que consiste em uma alteração na produção de colágeno no corpo dos pacientes, de forma que os ossos se tornem muito mais frágeis. Por isso a jovem demorou quatro anos até encontrar um médico que se responsabilizasse pelo procedimento: outros profissionais tinham medo de quebrar sua mandíbula durante o reparo nos dentes.

Eu já quebrei 117 ossos e passei por 36 cirurgias. Tenho parafusos nos meus joelhos e tornozelos, precisei passar por procedimentos após 'quebrar as costas' e tenho vários enxertos", lista a jovem, quando lembrada sobre outros problemas atrelados à doença.

Porém, finalmente após muito tempo de procura por um especialista que se dispusesse a trabalhar com sua condição, Mihaley encontrou um cirurgião dentista que aceitasse fazer o procedimento — que, mesmo com seguro dental, necessitou que a jovem desembolsasse US$ 9,5 mil, equivalente a cerca de R$ 49 mil.

Quando acordei da cirurgia eu ficava rindo e chorando porque eu estava tão chocada e finalmente estava feliz", lembra Grace.

Porém, os procedimentos ainda não devem ter acabado: atualmente, a jovem estadunidense planeja fazer implantes no maxilar para melhorar a "mobilidade" da prótese, além um procedimento com lasers para facilitar a retirada e colocação das partes móveis dos dentes.