Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Coreia do Norte

Kim Jong-un teria escolhido a filha para sua sucessão na Coreia do Norte

Rumor foi levantado pelo serviço de inteligência da Coreia do Sul após jovem ter sido referida com o termo "hyangdo" pela mídia norte-coreana; entenda!

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 18/03/2024, às 10h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kim Jong-un ao lado da filha em evento - Reprodução/Video/YouTube/NBC News
Kim Jong-un ao lado da filha em evento - Reprodução/Video/YouTube/NBC News

O governo da Coreia do Sul suspeita que Kim Jong-untenha escolhido a filha como sua sucessora para comandar a Coreia do Norte. Nesta segunda-feira, 18, o serviço de inteligência do país levantou a questão após a mídia norte-coreana ter se referido a ela com o termo "hyangdo"

Conforme explica a France Presse, veículos da Coreia do Norte trataram a filha de Kim como "grande guia" — que comumente é usado para grandes líderes do país e seus sucessores. 

+ Torturas, gulags e fome: Filme expõe brutalidade com desertores da Coreia do Norte

Embora o governo norte-coreano nunca tenha identificado a jovem, o serviço de inteligência do país vizinho aponta que seu nome é Kim Ju Ae e ela tem cerca de 12 anos. Ainda segundo Seul, esta foi a primeira vez que Pyongyang se referiu a ela deste modo. 

Normalmente, o termo 'hyangdo' é utilizado apenas para fazer referência ao oficial de maior escalão", relatou Koo Byoung-sam, porta-voz do Ministério da Unificação de Seul, conforme repercutiu a AFP.

Parceira frequente

Kim Ju Ae teve suas primeiras imagens divulgadas pela imprensa oficial da Coreia do Norte em 2022. Na ocasião, ela acompanhou Kim Jong-un em um teste de míssil balístico intercontinental (ICBM). 

Desde então, a adolescente aparece com frequência ao lado do pai em eventos importantes. A imprensa norte-coreana, nessas vezes, já a tratou como "estrela da manhã da Coreia" e "criança amada", mas nunca como "grande guia" — o que alimentou o rumor. 

Não descartamos a possibilidade de sucessão por Ju Ae", finalizou o porta-voz sul-coreano à AFP.